Dia das Mães

Poesias para dia das Mães:

Eleita por Deus...


Pessoal, no ano passado me pediram para montar um texto para o Dia das Mães, o cargo de "montadora oficial de textos" acaba sempre ficando na minha mão... Bem, eu adoro escrever poemas, sou apaixonada por criar, brincar com palavras, traduzir sentimentos... Espero que gostem do texto, e se acharem que vale a pena, podem fazer bom proveito no dia das mães... Depois me digam se foi útil, ficarei contente tb se tiverem algo para acrescentar...

Um grande beijo a todos... Ps: usamos este texto na homenagem feita no sábado pela manhã, ok?

"E ela dará a luz um filho..." E dessa luz, se tornará portadora da máxima nobreza... A nobreza de ser mãe...

Deixará de ter valor próprio, viverá voltada a dar alegria, plantar pequenas sementes de amor a cada instante... Seu propósito será colher sorrisos inocentes, e logo, gostosas gargalhadas... Se tornará confusa, sem saber se ri ou chora, diante do crescimento dos filhos, diante de suas conquistas, diante do balbuciar da doce palavra, sempre tão esperada... MAMÃE...

Sua voz tornar-se-á mais suave, a fim de acalmar a dor ou o medo... Usará seu colo para aconchegar, aquecer, fazer adormecer... Suas mãos serão portadoras de carícias e delícias... Seus olhos, de suavidade e compreensão... Seus braços guardarão os segredos de uma proteção sem igual, tão desejada pelos pequeninos... Sua boca falará de amor, e será capaz de produzir aqueles beijos mágicos, que melhoram o dodói...

Ela acordará no meio da noite, ao primeiro sinal de choro... Bem cedo estará de pé, para que o banho não atrase, o suquinho esteja pronto no momento certo...

Será uma mistura de força e suavidade, intensidade e doçura... Mulher formidável, única...

Mãe é assim... Tudo de bom embrulhado para presente... Um presente de Deus para nós... A mãe se esforça para que as lágrimas sejam passageiras, e as alegrias, infinitas... Torna-se boba, sorri das pequenas artes, faz com que sejam grandes prodígios... Busca criar laços eternos...

De você, mãe, é que tiramos a força para dar os primeiros passos em direção ao futuro... Você foi eleita por Deus, e Ele colocou em suas mãos tantos dons, que seria impossível enumera-los... Sua paciência, bondade, ternura, dedicação... Um zelo sem igual conosco...

Seus carinhos, seus beijos, sua força... Tudo em você é único, mãezinha...

Deve ser por isso que quando as mães se vão desta vida, sentimos tanta falta... Nos dá medo, só de imaginar... Porque, por mais que sejamos crescidos, ainda somos filhos... E se nos tornamos mães também, descobrimos que toda a força de que agora precisamos, se entrelaça intimamente às batidas do seu coração, àquele primeiro aconchego, logo que chegamos aqui fora...

Obrigada, Mamãe... Obrigada por correr, passear, brincar e sorrir... Obrigada pelas carícias, por nos fazer esquecer a maldade humana... Obrigada pelos cuidados excessivos, dos quais tanto reclamamos... Obrigada por representar o começo de tudo, e por não ter limites...

Realmente nós, os filhos, não somos o seu presente...Você é o presente de Deus para nós...

E se você é ausente, neste instante, que saudade!...

Eu daria tudo, por apenas mais um momento no seu colo, envolvida nos seus braços... Jamais me senti tão amada!!!

O que seria de nós sem você? Eu não sei... Deus poderia ter escolhido qualquer pessoa para representar o Seu amor aqui na Terra, mas... Ele escolheu você, Mãe...

Ele sabe que suas palavras estarão sempre vivas no coração dos filhos, ainda que finjam não te ouvir... Sabe que, quando seus filhos crescerem, por mais que queiram apagar a sua lembrança, acabarão tomando atitudes baseadas no seu exemplo...

Mãe... Deus sabia de tudo, todo o tempo!... Foi por isso que escolheu você...

E exatamente agora, quando voltamos a comemorar o seu dia especial, nos deparamos com o fato de que, por mais que amemos você, jamais teremos na consciência o real significado da palavra mãe...

Mas ainda assim, é de coração que te desejamos FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Fonte: Andréia Carvalho.

Carta de Uma Mãe ao Mundo


Mães são criaturas especiais. Elas têm uma visão de mundo toda peculiar. Guardam a experiência, porque já viveram mais tempo que seu filho. Experimentaram incontáveis alegrias. Também tristezas, mágoa e dor. E sabem que, por mais que amem seu filho, não poderão impedir que tudo isso ele também experimente: coisas positivas e coisas negativas. Sabem igualmente que tudo isso faz parte do grande aprendizado que redundará em progresso para ele próprio. Possivelmente, por tudo isso é que uma mãe elaborou uma carta, mais ou menos nos seguintes termos:

"Caro Mundo: meu filho começou hoje na escola. Durante algum tempo, tudo vai ser estranho e diferente para ele. Eu gostaria que você o tratasse com carinho. Até aqui, sempre estive ao lado dele. Aquieto seu coração. Curo suas feridas. Estou por perto quando ele cai e rala o cotovelo ou o joelho. Quando ele cai da bicicleta, do skate e tropeça nos cadarços soltos do tênis.

"Mas agora tudo vai ser diferente. Esta manhã ele vai sair pela porta da rua, acenar para mim e começar sua grande aventura.

"Ele irá aprender provavelmente sobre disputas, tragédia e sofrimento. Para viver neste mundo é preciso fé, amor e coragem.

"Por isso, Mundo, eu gostaria que você o pegasse pela mão e ensinasse o que ele precisa saber. Ensine-o, mas com carinho. Ensine-o que, para cada malandro que existe por aí, existe também um herói. E que, em verdade, há muito mais heróis do que malandros. Heróis anônimos que realizam grandes proezas todos os dias. Fale-lhe muito mais dos heróis. Incentive-o a se tornar um deles.

"Ensine-o que para cada político corrupto existe um líder dedicado. E narre-lhe detalhes das vidas desses líderes para que os possa imitar.

"Ensine-o que para todo inimigo existe também um amigo. Diga-lhe como conquistar e conservar amigos.

"Ensine-o sobre as maravilhas dos livros. Livros de ciência, de arte, de grandeza. Dê a ele um momento de silêncio para que possa ponderar sobre o mistério dos pássaros no céu, das abelhas ao sol e das flores nas campinas"

"Ensine-o que é muito mais digno fracassar do que trapacear. Ensine-o a ter fé nas próprias idéias, mesmo quando todo mundo lhe disser que ele está errado. Ensine-o que seu coração e sua alma nunca devem estar à venda. Ensine-o a fechar os ouvidos para o clamor da multidão... E manter-se firme e disposto a lutar quando achar que está certo.

"Ensine-o com carinho, Mundo, mas não o mime, pois é o teste do fogo que produz o aço mais resistente. Mundo veja o que você pode fazer por meu filho. Ele é alguém muito especial.

"A educação de uma criança não é somente um trabalho de amor e um dever. É uma missão interessante, desafiadora e honrosa. Em verdade, ela exige do educador o melhor que ele tenha para dar. Por isso, maternidade e paternidade são missões das mais nobres, confiadas pela divindade à mulher e ao homem".

Pense nisso!


AS BEM AVENTURANÇAS DA MÃE CRISTÃ


* Feliz a mãe que se entrega nas mãos de deus e busca o seu reino em primeiro lugar, certa de que "todas as demais coisas lhes serão acrescentadas".

* Feliz a mãe que ensina os filhos no caminho em que devem andar, para que, "ainda quando forem velhos não se desviem dele".

* Feliz a mãe que pode ser achada como mulher virtuosa, cujo valor excede o de finas jóias.

* Feliz a mães cujas mãos estão dispostas ao trabalho; "atende ao bom andamento de sua casa e não come o pão da preguiça".

* Feliz a mãe cujos filhos "levantam-se e chamam-na bem-aventurada e seu marido a louva, dizendo: muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas".

* Feliz a mãe que, como Ana, educa seu filho para Deus; ela o leva para a casa do Senhor.

* Feliz a mãe cuja a glória não está apenas nos filhos ou no lar, mas na certeza do lar eterno.

Marcello Fundão - IASD Central de São Mateus E.S.

 
Algo doce e emocionante


Cherished Memories

Sou uma mãe de três crianças (14, 12 e 3 anos) e recentemente terminei minha faculdade. O último trabalho que tive que apresentar foi de sociologia. O professor apresentou o projeto chamado "sorriso". Foi solicitado à classe que saísse, sorrisse para três pessoas e documentar suas reações.

Logo depois da aula, eu, meu marido e meu filho mais novo fomos à uma lanchonete. Estávamos na fila esperando nossa vez, quando repentinamente todos à minha volta começaram a se agitar e a se afastar, inclusive meu marido. Eu não me movi um centímetro... Me virei para ver porque tinham se afastado. Foi quando senti o terrível cheiro de "corpo sujo", e lá estavam dois pobres mendigos. Quando olhei para o que estava mais próximo, ele estava sorrindo. Seus bonitos olhos azuis estavam cheios da luz de Deus e procuravam por simples aceitação.

- Bom dia. - Ele disse timidamente enquanto contava as poucas moedas que tinha. O segundo homem permanecia atrás de seu amigo, agitando os braços. Observei que o segundo homem tinha deficiência mental e o cavalheiro dos olhos azuis era o seu guardião. A garçonete perguntou o que queriam.

- Apenas café, senhorita. - Respondeu, porque era tudo que poderiam comprar com os recursos que tinham. Se quisessem sentar no restaurante para se aquecer, tinham que comprar alguma coisa. E o que queriam mesmo era se aquecer.

Então eu realmente senti uma compulsão tão grande que quase estendi a mão e abracei o homem dos olhos azuis. Foi quando notei que todos os olhos na lanchonete me observavam, julgando cada minha ação. Eu sorri e pedi que a garçonete acrescentasse duas refeições, um pequeno almoço, em bandejas separadas. Fui até onde os homens tinham se sentado e pus as bandejas sobre a mesa e coloquei minha mão sobre a fria mão do homem dos olhos azuis. Ele me olhou emocionado e agradeceu. Inclinando-me um pouco, eu respondi, - Não sou eu que faço isto por vocês. É Deus que está trabalhando aqui, através de mim, para dar-lhe esperança.

Me afastei para juntar-me a meu marido e meu filho.

Quando me sentei, meu marido me sorriu e disse,

- É por isso que Deus me deu você, querida. Para me dar esperança.

Aquele dia me mostrou a pura luz do doce amor de Deus.

Retornei à faculdade, para a última aula, com esta história nas mãos. Eu a transformei em "meu projeto" e o professor o leu. Então olhou para mim e disse, - Posso compartilhar isto?

Eu concordei e ele pediu a atenção da classe. Começou a ler e todos nós percebemos que, como seres humanos, temos a necessidade de "curar" as pessoas e de sermos "curados". Ao meu jeito, eu tinha tocado as pessoas naquela lanchonete, em meu marido, em me filho, em meu professor, e em cada alma daquela sala onde tive a última aula como um estudante de faculdade. Eu me formei com uma das maiores e mais importantes lições que aprendi:

"Aceitação incondicional.

Amar as pessoas e usar as coisas ao invés de amar as coisas e usar as pessoas"

Tradução de SergiomBarros - do texto de Tan Kok Khiang.



Abaixo um só dia das Mães


Átila

Quase todas as pessoas quando pensam em "mãe" experimentam um sentimento doce e terno que invade a alma e faz brotar lembranças acomodadas. Nem todas positivas, edificantes, mas, sem dúvida, "mãe", na maioria das vezes, personifica uma virtude que está em falta hoje em dia em qualquer nível de relacionamento, desde interpessoal até do homem para com ele mesmo. O AMOR!

Basta abrirmos os olhos para encontrarmos histórias de amor materno que comprovam esta declaração. Quantas mães que por amor se submetem a tratamentos hostis, desiguais, vexatórios, escravisadores, que as levam a abrir mão de sua individualidade e, até, dignidade, para defenderem a nós, os seus filhos. Tudo por amor. Por isso um único dia separado para homenagearmos as mães não é justo nem coerente.

Se cada um dos filhos reconhecesse este amor de uma maneira mais humana e menos materialista, abençoando suas mães com reconhecimento, atenção e carinho de perto, presente, certamente notariam a insuficiência desta única data e passariam a valorizar essa pessoa que inspira e faz tanta diferença em nossas vidas.

Lembremos que este AMOR aponta para outro ainda mais profundo que liberta, que coloca ordem no mundo interior, que flui em todo e qualquer coração e mente (negro, branco, rico ou pobre), que nos faz novos de dentro para fora: O AMOR DE JESUS.

Que neste Dia das Mães nós possamos encontrar este amor especial para valorizarmos realmente o outro.

oi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lição da Escola Sabatina

Adquira a Revista Principios

Cd Geração Esperança

Baixe agora

Dowload-ColetÂnea para Mães

Revista Ação JOvem-2° trimestre 2010