MAteriais: Dia das Crianças
Curiosidade: Como surgiu o Dia das Crianças
Sabe como surgiu o Dia das Crianças no Brasil?
Esse dia existe em vários países do mundo, mas varia um pouco de acordo com o lugar. A variação vai desde a data até a forma de comemoração.
O dia 12 outubro é a data brasileira para o Dia das Crianças e foi criada há mais ou menos 42 anos quando Éber Alfred Goldberg, diretor comercial da Estrela – Fábrica de Brinquedos –, em parceria com a Johnson & Johnson, decidiu lançar a "Semana do Bebê Robusto". Com o sucesso dessa semana, as empresas decidiram criar a "Semana da Criança". Essa proposta surgiu no final de junho e seus idealizadores queriam que ocorresse esse evento ainda no mesmo ano, então o mês escolhido foi Outubro. Como foi um sucesso, os fabricantes decidiram escolher um dia para que esse evento fosse realizado, o dia escolhido foi 12 de outubro.
Daí para frente, todos os anos, o Dia das Crianças passou a ser comemorado no dia 12 outubro. Além de ser ótimo para quem vende, é maravilhoso para quem é criança e ganha presentes nesse dia.
Na China, o Dia das Crianças é comemorado no mesmo dia em que se celebra a festa para os meninos (que é semelhante a um "Dia das Crianças") no Japão, 5 de maio.
Já em Portugal é comemorado no dia 1º de junho e na Índia no dia 15 de novembro.
No Japão é um pouco diferente a maneira de celebrar esse dia. Existe desde a antiguidade uma comemoração para as crianças, porém os dias são separados de acordo com o sexo. No dia 3 de março, é realizada a Festa das Bonecas e as
famílias que tem filhas, colocam à mostra bonecas representando a corte
imperial. Mas os meninos não ficaram de lado nessa comemoração, eles têm seu dia no Japão, o dia 5 de maio. Nesse dia os pais colocam flâmulas que representam as
carpas, símbolos de força na região, colocam bonecos de samurais e, também, armaduras enfeitando as casas e suas portas.
Porém, segundo a ONU, o Dia Universal das crianças é celebrado no dia 20 de novembro, no qual se comemora a Declaração dos Direitos da Criança.
Não importa o dia, o que importa é vermos nossas crianças sorrindo sempre!!!
Descontração: Os pensamentos de crianças
Os pensamentos a seguir foram ditos por crianças:
"Silêncio é o Barulho baixinho!..." Sara Peixoto, 3 anos
"Um livro tem palavras que fazem sonhos." Joana Cruz, 3 anos
"Poesia é uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual" - Beatriz 4 anos
"Este gelado até inverna as mãos." - Bruno Antunes 4 anos
"Estou com tosse. Engoli frio um dia." - Inês Fernandes, 4 anos
"Eu faço magia quando abraço o meu pai." - Cláudio Almeida, 4 anos
"Quando o ar cheira bem é porque os astronautas no espaço estão a comer rebuçados." - Gustavo Almeida, 5 anos
"O céu à noite é um lençol com estrelas." - Gustavo Almeida, 5 anos
"O Amor é o dobro." - João Cassola, 5 anos
"Os namorados são amigos de casamento" - Areana Semedo, 6 anos
--------------------------------------------------------------------------------
Diverso : A Criança queria ser uma TV
Eis a oração de uma criança:
Senhor, faze de mim um aparelho de televisão para que meus pais me tratem como eles tratam o televisor.
Para que olhem para mim com o mesmo interesse que olham para a tela de TV.
Especialmente quando minha mãe assiste a novela favorita e meu pai o seu esporte predileto.
Eu quero falar como aqueles homens, pois quando eles falam, fica toda a família em silêncio para ouvir bem o que eles tem a dizer.
Eu gostaria de ver mamãe se admirar de mim como ela se admira quando vê a última moda na tela.
Eu gostaria que meu pai risse comigo como ele faz quando os artistas contam suas piadas.
Eu gostaria que meus pais me dessem tanta atenção quanto ao televisor.
Quando este não funciona, imediatamente mandam chamar o técnico para consertá-lo.
Eu gostaria de ser um televisor e assim ser o melhor amigo e a pessoa mais importante para meus pais.
Oh Pai do Céu, se tu me transformasse num televisor, eu novamente teria pais e poderia me sentir feliz.
Pai, faz de mim um televisor, em nome de Jesus, Amém.
--------------------------------------------------------------------------------
Diverso: Os mandamentos da criança
01- Não me estrague. eu sei que não devo ter tudo o que peço, e, muitas vezes, só estou experimentando você.
02- Não me corrija na frente de estranhos, se quer algum resultado. Aprenderei mais se você me orientar em particular.
03- Seja firme comigo, eu prefiro assim, pois faz com que eu me sinta mais seguro.
04- Nunca se esqueça de que muitas vezes eu não posso me expressar como quero. É por isso que eu não sou sempre preciso no que falo.
05- Não me diga que meus medos são bobos. Para mim eles são reais, e você poderia tranqüilizar-me, tentando entendê-los.
06- Não teste muito minha honestidade, às vezes sou tentado a mentir.
07- Não me deixe adquirir maus hábitos, pois dependo de você para distingui-los.
08- Não me proteja das conseqüências dos meus atos; às vezes preciso aprender pelos caminhos mais ásperos.
09- Não pense que seria rebaixar-se pedir desculpas a mim; desculpas sinceras tornam-se surpreendentementes afetuosas.
10- Não me faça sentir que todos os meus atos são errados. Isso confundirá meu senso de valores.
11- Nunca me diga que você é perfeito. Ficarei muito decepcionado quando descobrir que você não o é.
12- Não seja inconsistente, pois isto me confunde.
13- Não leve muito a sério minhas pequenas dores; às vezes necessito delas para obter a atenção de que preciso.
14- Não me ignore quando faço perguntas. Se você me ignorar, procurarei as respostas em outro lugar.
15- Não me faça promessas que você não pode cumprir. Isso me deixará muito decepcionado.
16- Nunca se esqueça que gosto de experimentar as coisas por mim mesmo. Não conseguiria prosseguir na vida sem isto!! Por favor, tolere-me!!!
--------------------------------------------------------------------------------
Poesia : O valor da criança
A criança que é sempre criticada,
Aprende a condenar.
A criança que é sempre hostilizada,
Aprende a agredir.
A criança que é sempre ridicularizada,
Aprende a ser tímida.
A criança que é sempre envergonhada,
Aprende a sentir culpa.
A criança que é tratada com tolerância,
Aprende a ser paciente.
A criança que é encorajada,
Aprende a ser confiante.
A criança que é elogiada,
Aprende a apreciar.
A criança que recebe um tratamento imparcial,
Aprende a ser justa.
A criança que vive com segurança,
Aprende a ter fé.
A criança que é aprovada,
Aprende a gostar de si mesma.
A criança que vive em meio à aceitação e amizade,
Aprende a descobrir o amor no mundo."
--------------------------------------------------------------------------------
Programa Especial : Crianças Bíblicas
Objetivos
Estudar o que a Bíblia diz sobre as crianças; imitar as virtudes próprias das crianças; imitar as virtudes das crianças cujas vidas serão analisadas neste programa; saber que o exemplo das crianças é válido para todas as idades.
De manhã, ao fazer a propaganda do programa, peça as pessoas para trazerem diversas versões bíblicas.
Com antecedência, pedir a cinco, dez ou quinze pessoas que leiam as passagens bíblicas que relatam as histórias que serão apresentadas no programa, para que se familiarizem com os fatos destacados.
Seria interessante que na semana anterior ao programa, todos os membros lessem sobre pelo menos alguns destes dez personagens, e em seguida façam parte do grupo que estudará o tema que foi lido durante a semana. Será necessário colocar em lugar visível o nome, o texto bíblico e demais referências de leitura.
Levar papéis e lápis para fazer as anotações.
Preparar partes especiais.
Conseguir dicionários bíblicos, concordâncias e livros do Espírito de Profecia como Patriarcas e Profetas, Profetas e Reis, o Desejado de Todas as na Nações e Atos dos Apóstolos, bem como a coleção As Belas Histórias da Bíblia, para reforçar o estudo.
Abertura do programa
A palavra criança ou crianças é mencionada 176 vezes na Bíblia.
A primeira vez que a palavra criança é mencionada na Bíblia é em Gênesis 21:8 (ler).
As crianças nos ensinam muito nas páginas sagradas.
Devemos observá-los com cuidado. Ler provérbios 22:6 e Mateus 18:3.
Desenvolvimento
Dividir as pessoas em cinco grupos, que estudarão dez temas, dos quais deverão extrair ensinamentos espirituais das crianças de cada história.
Passamos as referências bíblicas e de outros livros, mesmo sabendo impossível esgotar todo o tema e material disponível. No entanto, acreditamos que será útil ter essas referências. Passamos dois temas para cada grupo, mas se perceber que o tempo será muito curto, escolha um dos dois.
Quando houver terminado o tempo, cada grupo explicará o que estudou, as conclusões a que chegaram e as recomendações para todas as pessoas presentes.
Uma opção é alguém do grupo fazer uma mímica antes da explicação, a fim de que os outros adivinhem de que personagem ele falará.
Dar 4 minutos para cada grupo.
Grupo 1
Cinco pães e dois peixes: Marcos 6:30-44; Mateus 14:13-21; Lucas 9:10-17; João 6:1-14; O Desejado de Todas as Nações, capítulo 39.
O menino Samuel: I Samuel 3; Patriarcas e Profetas capítulo 55; As Belas Histórias da Bíblia, vol. 3, págs. 145-154.
Grupo 2
Eutico: Atos 20:7-12;As Belas histórias da Bíblia, vol. 10, págs. 103-105.
Isaque: Gênesis 22:1-19; Patriarcas e Profetas capítulo 13;As Belas histórias da Bíblia, vol. 1, págs. 161-192.
Grupo 3
José:Gênesis 37,39,40,41,41,45; Patriarcas e Profetas capítulo 20 e 21;As Belas histórias da Bíblia, vol. 2, págs. 40-72.
Jesus: Os evangelhos; O Desejado de Todas as Nações, capítulo 7 e 8;As Belas histórias da Bíblia, vol. 7, págs. 9-85.
Grupo 4
Ester: Livro de Ester; As Belas histórias da Bíblia, vol. 6 págs. 131-155.
Josias.II Reis 21:24- 23: 30; II Crônicas 33:25-35:27; Profetas e Reis, caps. 32 e 33.
Grupo 5
Davi: I Samuel 17 a 24; Patriarcas e Profetas capítulos 62-65; As Belas Histórias da Bíblia; vol 4; págs 9-78.
Os filhos da Viúva: II Reis 4:1-7
Conclusão
Feita pelos oradores de cada grupo; após todas as exposições.
--------------------------------------------------------------------------------
Reflexão: O que é uma criança?
As crianças apresentam-se em tamanhos, pesos e cores sortidas. Encontram-se em toda parte, em cima, em baixo, fora, trepada, pendurada, caindo, correndo, saltando.
Os pais as adoram, as visitas as detestam, as irmãs e os irmãos mais velhos as toleram e o Céu as protege.
Uma criança é a verdade de cara suja, a sabedoria de cabelos despenteados, a esperança de calças caindo.
Tem o apetite do cavalo, a digestão do avestruz, a energia da bomba atômica, a curiosidade do mico, os pulmões de um ditador, a imaginação de Júlio Verne, a timidez da violeta, a audácia da mola, o entusiasmo do busca-pé e tem cinco
polegares em cada mão quando pratica suas reinações.
Adora chicletes, sorvetes, carrinhos, bonecas, a Páscoa e o Natal, e gosta de ar livre, da água, dos animais grandes, dos automóveis e aviões e dos domingos.
Detesta as visitas, os livros sem figura, cortar os cabelos, dias de chuva, tomar banho e a hora de dormir.
Levanta cedo e está sempre atrasada para as refeições. Entre seus pertences há sempre um tesouro: um canivete enferrujado, uma fruta verde mordida, um barbante, dois botões e algumas bolinhas de gude, um pedaço de substância
desconhecida e um objeto raro que lhe é precioso por, quando muito, vinte e quatro horas.
É uma criatura mágica. Você pode fechar-lhe a porta de seu quarto de ferramentas, mas não a de seu coração. Pode expulsá-la de seu escritório, mas não de seu pensamento. Toda sua importância e sua autoridade desmoronam-se
diante dela, que é seu carcereiro, seu chefe, seu amo...
Ela é uma ruidosa e despótica ditadora.
Mas quando você volta para casa, à noite, com esperanças, ambições e nervos despedaçados, ela pode recompô-los num instante com suas palavrinhas mágicas:
- "Oi Pai, Oi Mãe."
Parabéns por ter uma em casa. !!!
Assinar:
Postagens (Atom)