sexta-feira, dezembro 09, 2011
Convenção do Ministério Jovem
Algumas orientação sobre a convenção do Ministério Jovem
Convenção J.A., Musica e Universitários e 2º Treinamento de Recreação e Hora Social
Data – 20 a 22 de janeiro
Local - CALT 1 (Trazer colchonete pois o pouso será no CASL ou no Colégio Adventista da COHAB)
Publico – Diretoria J.A., Coordenadores de GAJA, Diretores de Musica, Sonoplastas, Coordenadores Universitários e Anciãos de Área.
Vagas - 1000
Convenção de AVENTUREIROS
Data – 20 a 22 de janeiro
Local - CALT 2 (Trazer barraca e material de acampamento)
Publico – Diretoria AVT, Conselheiros AVT e Anciãos de Área.
Vagas - 300
Convenção de DESBRAVADORES
Data – 27 a 29 de janeiro
Local - CALT 2 (Trazer barraca e material de acampamento)
Publico – Diretoria DBV, Conselheiros DBV e Anciãos de Área.
Vagas - 800
Valor da inscrição R$ 37,00 (trinta e sete reais) inclui a alimentação do jantar de sexta ao desjejum de domingo.
Inscrições a partir de 05 de dezembro de 2011 até dia 13 de janeiro de 2012.
Esse sera o melhor meio de treinamento do Ministério Jovem.
quarta-feira, novembro 30, 2011
Cena do parto em ''Amanhecer'' perturba fãs da saga
Segundo a ABC News, alguns espectadores têm passado mal no cinema por causa da tensão da cena.
Brandon
Gephart, um fã da Califórnia, estava assistindo ao filme, na última
sexta-feira (18), dia da estreia, quando começou a ter convulsões.
Sua
namorada, Kelly Bauman, contou à rede de televisão que ele não se
lembra de nada até acordar no chão do cinema, quando estava sendo
atendido por paramédicos. A sessão foi interrompida para o atendimento
de Brandon.
Mas este não foi um caso isolado.
Casos semelhantes aconteceram em outras cidades dos Estados Unidos.
Um casal de Utah disse que a intensa cena provocou desmaio no marido e o fez tremer da cabeça aos pés.
"Não me lembro do que aconteceu. Eu apenas desmaiei. Segundo minha mulher, eu comecei a tremer e a fazer barulhos diferentes."
O
casal confessou ter saído antes do término da sessão, mas quando
voltaram, no dia seguinte, ficaram sabendo que outro caso havia
acontecido no cinema com uma garota que assistia ao mesmo filme.
Os sintomas aparecem sempre na cena do parto.
O dr. Michael G. Chez, especialista em neurologia e epilepsia do Sutter Medical Center de Sacramento, explicou os sintomas:
"É
como se apagassem a luz, porque atinge o cérebro repentinamente. O
problema nos cinemas é que o ambiente é escuro, e as luzes começam a
pulsar na tela. É como se fosse uma luz estroboscópica."
sábado, novembro 26, 2011
Revistas Adventistas
Meus amados irmãos em cristo estou disponibilizando algumas revistas adventistas de meses passados e anos anteriores. Ótimo material para os irmãos. Foi extraído do site do S.O.S Líder j.a.
Cinema e Vídeo: Como escolher?
A
igreja, no intuito de preservar os nossos jovens da influência do
mundanismo, estabeleceu o estigma de que ir ao cinema é pecado. O cinema
em si pode não ser ruim, contudo, a tradição religiosa da igreja diz
que isso é pecado (tanto no Brasil, como nos Estados Unidos, para minha
surpresa). Na realidade, o motivo da proibição , era impedir os nossos
jovens de assistir
aos filmes, e não de ir ao cinema em si. Com o advento do
viodeocassete, a igreja foi traída pela sua proibição, e agora todo
mundo assiste em casa, e a polêmica definitivamente se estabeleceu. Ir
ou não ir? Pode ou não pode? Em primeiro lugar, temos que lembrar que
para a pessoa que está realmente determinada a ir ao cinema, nada vai
convencê-la do contrário.
Contudo, as cinco razões que apresento aqui pode ajudar aqueles que são sinceros, e que, na dúvida, estão orando a Deus, querendo fazer a Sua vontade.
A Primeira Razão: Vou usar como primeiro argumento aquilo que muitos jovens acham elementar. Se hoje você vai ao cinema e alguém o vê indo, essa pessoa pode ficar escandalizada, e isso é pecado.
Se o seu comportamento escandaliza o seu irmão, o princípio é claro ao dizer que é melhor não fazer. A Bíblia fala fortemente sobre esse princípio em I Coríntios 8. Paulo fala que alguns, não tendo conhecimento profundo da verdade, têm uma consciência fraca. No verso 9, Paulo estabelece o princípio quando diz: “vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos.” Em I Coríntios 10:23 3 32, Paulo diz que “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm”. “não vos torneis causa de tropeço…para a igreja de Deus.
” E o que mais me impressiona é a declaração do capítulo 8:12 quando Paulo diz: “E deste modo (referindo-se ao pecado do escândalo), pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais.” Se ao ir ao cinema, escandalizo a minha igreja ou o meu irmão, estou pecando contra Cristo, diz a Bíblia.
Segunda Razão: Um princípio elementar, mas que não deixa de ser uma razão, é que ali é a “roda dos escarnecedores”. Bem, você pode dizer que a “roda dos escarnecedores” está em todo lugar, no metrô, no ônibus, etc.
Contudo, a “roda dos escarnecedores” do cinema é específica. O grupo que ali está, não está por uma necessidade, mas porque querem ir espontaneamente para satisfazer a si próprios e entreter o seu ego. Vão lá porque gostam e querem assistir ao filme, mas existe algo mais que o filme: como o ambiente, o escurinho, o silêncio, o som e o tamanho da tela. Tudo isso é planejado de uma maneira, não para fazer você assistir ao filme, mas para você entrar no filme.
Concordo com o salmista no Salmo 1:1, quando ele diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Creio que o cinema é uma roda específica de escarnecedores, que estão buscando um tipo de prazer que só lá dentro alcançarão.
Será que ao ir ao cinema não estou me detendo no caminho dos pecadores?
Terceira Razão: A escuridão do ambiente afeta tremendamente o ouvinte. Engraçado é que ninguém percebe e acha normal. E é aí que a gente vê como o diabo é sutil. O ambiente escuro é para ninguém ver ninguém, e para tentar colocar na sua cabeça que aquela imagem é uma realidade só sua, feita para você; ainda que seja só naquele momento. Seu subconsciente consegue captar mensagens que podem afetar profundamente sua maneira de ver, pensar e agir, baseado em imagens que muitas vezes nem sequer fazem parte do nosso mundo real. normalmente, não gostamos da escuridão. Temos medo.
E tão logo entramos em um ambiente escuro, procuramos uma luz para acender. Entretanto, no cinema, as trevas têm por objetivo captar a sua mente, levando você a uma fantasia que não é a sua realidade. Pode parecer que não, mas ver o filme no escuro do cinema, e ver no claro na sala de estar da sua casa, faz uma grande diferença quanto à influência que você recebe. E às vezes, essa influência é involuntária, você nem a percebe, mas ela está lá. Ao escrever esta declaração, não estou defendendo a liberação de qualquer filme em casa, mas tentando mostrar que, definitivamente, o cinema não é um lugar para cristãos.
Quarta Razão: O tamanho da tela gera uma imagem muito realística, que associada com o escuro, exerce um poder fascinante, transportando você da sua realidade para dentro de um mundo imaginário no filme. Como todo mundo nesta vida de pecado tem sonhos, os filmes não são outra coisa senão os sonhos dos seres humanos se tornando realidade. Daí porque o mundo está fascinado com Hollywood. Jamais a tela de um televisor, por maior que seja, vai exercer sobre você um poder tão fascinante como dentro do cinema. Se fizermos uma pesquisa com duas pessoas, sendo que uma assiste a dez filmes em casa, e depois dermos um questionário para elas responderem, buscando ver o efeito dos filmes no subconsciente, compreenderemos o poder do cinema, e por que a igreja está certa em dizer que ele é pecado.
Quinta Razão: O último motivo pelo qual o cristão não deve ir ao cinema é simples. Eu até diria elementar, mas de uma sabedoria fantástica: “Na dúvida, não ultrapasse.” Por que correr o risco, se o assunto é polêmico? Será que Jesus entraria com você no cinema? A mesma pergunta pode ser feita quanto à escolha que você faz dos seus filmes. Será que ele sentaria com você na poltrona da sua casa e assistiria aos filmes que você está assistindo? acho que, na dúvida, não é bom ultrapassar. Que sabe esse último princípio, ainda que simples, possa salvar jovens que ainda não têm fé suficiente para compreender os quatro princípios anteriores.
Talvez você não esteja convencido de que não deve ir, mas se a dúvida está no seu coração, é mais seguro não ir. Para aqueles que não têm dúvida, e que se sentem confortáveis em ir, achando que não há nada de mais, eu diria que a sua consciência não é um guia seguro. Você pode até estar sendo sincero no que faz, mas se caminhar na direção errada, perderá o jogo da vida eterna.
Uma coisa que devemos nos lembrar, é que antes de ser aceito como membro da igreja, é feito uma entrevista com o candidato ao batismo, e nela se pergunta “há quanto tempo você não freqüenta: Teatros, bailes, CINEMAS, etc”, e após essa entrevista, o candidato assina, assumindo a responsabilidade que deixou as praticas para trás. Porque após sermos batizados ainda nos restam duvidas? Se quando aceitamos a Jesus declaramos que não faremos mais as coisas que fazíamos antes!
Certa vez, li uma história em que a Coca-Cola resolveu fazer um teste de marketing para testar o poder da imagem sobre o subconsciente das pessoas. Na produção de um filme para o cinema, eles incluíram várias vezes, no meio da projeção, rápidas imagens de uma garrafa de Coca-Cola . Os flashes eram rápidos como um relâmpago e, embora as pessoas vissem aquele rápido flash na tela, elas não conseguiam identificar a imagem. Na saída do cinema, eles colocaram bancas de Coca-Cola para vender e, à porta ,eles perguntavam às pessoas se elas podiam dizer o que viram na imagem dos flashes.
Ninguém conseguiu dizer o que tinha visto na imagem, mas todos perceberam o flash rápido. Apesar de não terem notado a imagem da garrafa de Coca-Cola, 70% daqueles que assistiram ao filme, compraram uma garrafa de Coca-Cola para beber, na saída do cinema. Os outros 30% não compraram, mas confessaram que estavam com vontade de beber. Essa experiência mostra que o poder do subconsciente de captar as imagens é muito grande. Somos afetados sem perceber, e aí reside o perigo.
Em minha opinião, a igreja está certa quanto a não ir ao cinema. Se bem que também devemos cuidar muito com o que assistimos em casa. Hollywood está determinando o comportamento da sociedade moderna e criando filmes que, em lugar de entreter as pessoas, as levam a ficarem insatisfeitas com a sua vida, porque elas vêem nos filmes um mundo de sonhos e cores. A comparação é uma arma de Satanás para nos conduzir ao pecado. Ele fez isso no Éden, tentando comparar o homem a Deus.
E hoje ele usa os meios mais sofisticados para levá-lo a comparar a realidade da sua vida com a imagem fantasiosa dos filmes. Se a sociedade pudesse imaginar o que existe por trás dessas produções, e como se situa o mundo artístico, talvez nem assistisse aos filmes que por eles são produzidos. O critério para provar se um filme é bom ou não?
Faça a pergunta: Poderia Jesus assistir comigo? Sim ou não? Lembre-se de que lá no Céu não existe o mundo imaginário dos filmes e das superproduções. Lá, sim, nos encontraremos com a verdadeira realidade dos nossos sonhos, e a tela, seja do cinema ou da TV, já não terá mais poder sobre nós, e nem existirá, porque Aquele que é real, nos transformará para as realidades eternas.
Vinicius A. Miranda
Contudo, as cinco razões que apresento aqui pode ajudar aqueles que são sinceros, e que, na dúvida, estão orando a Deus, querendo fazer a Sua vontade.
A Primeira Razão: Vou usar como primeiro argumento aquilo que muitos jovens acham elementar. Se hoje você vai ao cinema e alguém o vê indo, essa pessoa pode ficar escandalizada, e isso é pecado.
Se o seu comportamento escandaliza o seu irmão, o princípio é claro ao dizer que é melhor não fazer. A Bíblia fala fortemente sobre esse princípio em I Coríntios 8. Paulo fala que alguns, não tendo conhecimento profundo da verdade, têm uma consciência fraca. No verso 9, Paulo estabelece o princípio quando diz: “vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos.” Em I Coríntios 10:23 3 32, Paulo diz que “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm”. “não vos torneis causa de tropeço…para a igreja de Deus.
” E o que mais me impressiona é a declaração do capítulo 8:12 quando Paulo diz: “E deste modo (referindo-se ao pecado do escândalo), pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais.” Se ao ir ao cinema, escandalizo a minha igreja ou o meu irmão, estou pecando contra Cristo, diz a Bíblia.
Segunda Razão: Um princípio elementar, mas que não deixa de ser uma razão, é que ali é a “roda dos escarnecedores”. Bem, você pode dizer que a “roda dos escarnecedores” está em todo lugar, no metrô, no ônibus, etc.
Contudo, a “roda dos escarnecedores” do cinema é específica. O grupo que ali está, não está por uma necessidade, mas porque querem ir espontaneamente para satisfazer a si próprios e entreter o seu ego. Vão lá porque gostam e querem assistir ao filme, mas existe algo mais que o filme: como o ambiente, o escurinho, o silêncio, o som e o tamanho da tela. Tudo isso é planejado de uma maneira, não para fazer você assistir ao filme, mas para você entrar no filme.
Concordo com o salmista no Salmo 1:1, quando ele diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Creio que o cinema é uma roda específica de escarnecedores, que estão buscando um tipo de prazer que só lá dentro alcançarão.
Será que ao ir ao cinema não estou me detendo no caminho dos pecadores?
Terceira Razão: A escuridão do ambiente afeta tremendamente o ouvinte. Engraçado é que ninguém percebe e acha normal. E é aí que a gente vê como o diabo é sutil. O ambiente escuro é para ninguém ver ninguém, e para tentar colocar na sua cabeça que aquela imagem é uma realidade só sua, feita para você; ainda que seja só naquele momento. Seu subconsciente consegue captar mensagens que podem afetar profundamente sua maneira de ver, pensar e agir, baseado em imagens que muitas vezes nem sequer fazem parte do nosso mundo real. normalmente, não gostamos da escuridão. Temos medo.
E tão logo entramos em um ambiente escuro, procuramos uma luz para acender. Entretanto, no cinema, as trevas têm por objetivo captar a sua mente, levando você a uma fantasia que não é a sua realidade. Pode parecer que não, mas ver o filme no escuro do cinema, e ver no claro na sala de estar da sua casa, faz uma grande diferença quanto à influência que você recebe. E às vezes, essa influência é involuntária, você nem a percebe, mas ela está lá. Ao escrever esta declaração, não estou defendendo a liberação de qualquer filme em casa, mas tentando mostrar que, definitivamente, o cinema não é um lugar para cristãos.
Quarta Razão: O tamanho da tela gera uma imagem muito realística, que associada com o escuro, exerce um poder fascinante, transportando você da sua realidade para dentro de um mundo imaginário no filme. Como todo mundo nesta vida de pecado tem sonhos, os filmes não são outra coisa senão os sonhos dos seres humanos se tornando realidade. Daí porque o mundo está fascinado com Hollywood. Jamais a tela de um televisor, por maior que seja, vai exercer sobre você um poder tão fascinante como dentro do cinema. Se fizermos uma pesquisa com duas pessoas, sendo que uma assiste a dez filmes em casa, e depois dermos um questionário para elas responderem, buscando ver o efeito dos filmes no subconsciente, compreenderemos o poder do cinema, e por que a igreja está certa em dizer que ele é pecado.
Quinta Razão: O último motivo pelo qual o cristão não deve ir ao cinema é simples. Eu até diria elementar, mas de uma sabedoria fantástica: “Na dúvida, não ultrapasse.” Por que correr o risco, se o assunto é polêmico? Será que Jesus entraria com você no cinema? A mesma pergunta pode ser feita quanto à escolha que você faz dos seus filmes. Será que ele sentaria com você na poltrona da sua casa e assistiria aos filmes que você está assistindo? acho que, na dúvida, não é bom ultrapassar. Que sabe esse último princípio, ainda que simples, possa salvar jovens que ainda não têm fé suficiente para compreender os quatro princípios anteriores.
Talvez você não esteja convencido de que não deve ir, mas se a dúvida está no seu coração, é mais seguro não ir. Para aqueles que não têm dúvida, e que se sentem confortáveis em ir, achando que não há nada de mais, eu diria que a sua consciência não é um guia seguro. Você pode até estar sendo sincero no que faz, mas se caminhar na direção errada, perderá o jogo da vida eterna.
Uma coisa que devemos nos lembrar, é que antes de ser aceito como membro da igreja, é feito uma entrevista com o candidato ao batismo, e nela se pergunta “há quanto tempo você não freqüenta: Teatros, bailes, CINEMAS, etc”, e após essa entrevista, o candidato assina, assumindo a responsabilidade que deixou as praticas para trás. Porque após sermos batizados ainda nos restam duvidas? Se quando aceitamos a Jesus declaramos que não faremos mais as coisas que fazíamos antes!
Certa vez, li uma história em que a Coca-Cola resolveu fazer um teste de marketing para testar o poder da imagem sobre o subconsciente das pessoas. Na produção de um filme para o cinema, eles incluíram várias vezes, no meio da projeção, rápidas imagens de uma garrafa de Coca-Cola . Os flashes eram rápidos como um relâmpago e, embora as pessoas vissem aquele rápido flash na tela, elas não conseguiam identificar a imagem. Na saída do cinema, eles colocaram bancas de Coca-Cola para vender e, à porta ,eles perguntavam às pessoas se elas podiam dizer o que viram na imagem dos flashes.
Ninguém conseguiu dizer o que tinha visto na imagem, mas todos perceberam o flash rápido. Apesar de não terem notado a imagem da garrafa de Coca-Cola, 70% daqueles que assistiram ao filme, compraram uma garrafa de Coca-Cola para beber, na saída do cinema. Os outros 30% não compraram, mas confessaram que estavam com vontade de beber. Essa experiência mostra que o poder do subconsciente de captar as imagens é muito grande. Somos afetados sem perceber, e aí reside o perigo.
Em minha opinião, a igreja está certa quanto a não ir ao cinema. Se bem que também devemos cuidar muito com o que assistimos em casa. Hollywood está determinando o comportamento da sociedade moderna e criando filmes que, em lugar de entreter as pessoas, as levam a ficarem insatisfeitas com a sua vida, porque elas vêem nos filmes um mundo de sonhos e cores. A comparação é uma arma de Satanás para nos conduzir ao pecado. Ele fez isso no Éden, tentando comparar o homem a Deus.
E hoje ele usa os meios mais sofisticados para levá-lo a comparar a realidade da sua vida com a imagem fantasiosa dos filmes. Se a sociedade pudesse imaginar o que existe por trás dessas produções, e como se situa o mundo artístico, talvez nem assistisse aos filmes que por eles são produzidos. O critério para provar se um filme é bom ou não?
Faça a pergunta: Poderia Jesus assistir comigo? Sim ou não? Lembre-se de que lá no Céu não existe o mundo imaginário dos filmes e das superproduções. Lá, sim, nos encontraremos com a verdadeira realidade dos nossos sonhos, e a tela, seja do cinema ou da TV, já não terá mais poder sobre nós, e nem existirá, porque Aquele que é real, nos transformará para as realidades eternas.
Vinicius A. Miranda
Power Point : Cinema e Vídeo
sexta-feira, novembro 18, 2011
Livros do Ano 2012
Livros do ano 2012
Se você gosta de ler e estar antenado com as novidades, que tal anotar aí a lista dos livros do ano de 2012? Isso mesmo, a Equipe Cantinho da Unidade consultou a Casa Publicadora Brasileira e eles divulgaram a lista dos livros.Alguns ainda não foram traduzidos, outros, que são nacionais, não estão disponíveis. Mas nestes casos, a nossa Equipe fez uma tradução livre do título e também da sinopse dos livros. Confiram:
Missionário
A grande esperança, Ellen White
Esse livro é parte de uma grande campanha desenvolvida nos últimos anos em favor da esperança. É uma seleção de 11 capítulos curtos, simples, mas provocativos. Discutem algumas das questões que mais interessam a todos nós, como: o porquê do sofrimento, a verdadeira paz, a vida após a morte e a vitória final do amor de Deus. A boa notícia é que há uma luz no fim. E essa luz está chegando até nós, para iluminar o nosso caminho.
Versão online: http://www.esperanca.com.br/agrandeesperanca/2012_A_Grande_Esperanca.pdf ou http://issuu.com/esperanca1/docs/agrande_esperanca?viewMode=magazine&mode=embed
Adultos
Eventos Finais, Ellen White
Todo dia somos sacudidos pelo noticiário das tragédias que assolam o mundo. Muitos estão clamando: “Não aguento mais!” As pessoas querem saber como e quando será o fim dessas coisas. Este livro é uma compilação cuidadosa de informações reveladas por Deus a Ellen White, com o objetivo de apresentar os eventos finais numa sequência lógica, até onde isso foi revelado. É essencial que cada cristão estude esse assunto e se prepare para o maior de todos os eventos: a volta de Jesus.
Preço: R$ 13,30, no site da CPB.
Jovens
Escape from the Black Hole (Fuga do Buraco Negro), Yvor Myers
Sua banda de hip-hop se chamava The Boogie Monsters (A dança dos monstros). Depois de anos de
anonimato eles finalmente
chegaram ao estrelato e assinaram um contrato super lucrativo de 8 anos
com a gravadora EMI Records. A vida era boa, ou pelo menos era o que
eles pensavam. Ivor e seu irmão mais novo Sean eram apenas crianças
quando sua família se mudou da Jamaica para os Estados Unidos. Desde
cedo, eles aprenderam a se defender. Seu pai, um ex-militar e instrutor
de artes marciais, não lhes permitia perder uma luta. Mas eles quase
perderam a maior batalha de suas vidas.
Fãs de Star Wars de longa data, seus apelidos eram Yoda e Jedi. Mas
as forças que procuravam destruídos e aos outros membros da sua família
eram reais. Passo a passo, Deus enviou pessoas em suas vidas para
ajudá-los a ver os efeitos perigosos do buraco negro que a indústria de
entretenimento tem sobre suas estrelas e seus fãs.
Descubra como esses irmãos, uma vez estrelas, batizados na infância
na igreja católica e na igreja batista quando adultos, deixaram a fama e
a fortuna para participarem da Igreja Adventista do Sétimo Dia e do
Ministério. Você vai se maravilhar com a forma como o Pai celestial
respondeu às suas orações e os fez mais que vencedores.
sexta-feira, outubro 28, 2011
sábado, outubro 22, 2011
Notícias do Acamp'ja 2011-Brindes
Foto Ilustrativa |
Verdadeiramente o valor da inscrição é meu incentivo para minha participação neste grande evento.
Oradores: Pr. Izeias Cardoso, Rubem Melo (ASP), Aquino Bastos (UNB) e Ezequias Guimarães.
Louvores: Danilo (Associação Bahia), Thalyne Teles, Dynamus (AMa) e Communion exaltaram ao Senhor com você!
O Quarteto COMMUNION se afastou por um tempo dos caminhos de Deus e direcionados pelo Pr. Jonas Pinho o grupo se rebatizou no ano de 2003 pelo próprio pastor. Gravou o CD princípios, patrocinado por Tércio Pinho e Tânia Borges e desde então o grupo tem sido abençoado ao ministrar e divulgar o nome de Deus.
Extraído do blog amaja3reg.blogspot.com
sexta-feira, setembro 30, 2011
Cd Salmos-Novo tempo
Faixas Do CD:
01-Os meus lábios te louvam – Salmo 63
02-Esconderijo – Salmo 91
03-Coração Puro -Salmo 51 participação Fernanda Lara
04-Confissão – Salmo 32
05-Lâmpada para os meus pés – Salmo 19
06-Aleluia – Salmo 149
07-Ele Reina – Salmo 113
08-Escudo- Salmo 3 Mensagem Pr.Rodrigo Silva
09-Tua Direira – Salmo 16
10-Nova Canção – Salmo 40
11-Casa do Senhor – Salmo 27
01-Os meus lábios te louvam – Salmo 63
02-Esconderijo – Salmo 91
03-Coração Puro -Salmo 51 participação Fernanda Lara
04-Confissão – Salmo 32
05-Lâmpada para os meus pés – Salmo 19
06-Aleluia – Salmo 149
07-Ele Reina – Salmo 113
08-Escudo- Salmo 3 Mensagem Pr.Rodrigo Silva
09-Tua Direira – Salmo 16
10-Nova Canção – Salmo 40
11-Casa do Senhor – Salmo 27
Beija-flor robô tenta imitar o original
Como o nome de Nano Hummingbird (Nanobeija-flor), o beija-flor robô mede 16 centímetros, pesa 19 gramas e atinge a velocidade de 18 km por hora. Suas baterias recarregáveis proporcionam autonomia de voo de apenas oito minutos.
Uma câmara instalada no robozinho alado permite ao operador dirigir o “pássaro” a distância e explorar locais fora do alcance visual de quem o controla. Infelizmente, a invenção foi financiada pelos militares que esperam utilizá-la para espionagem.
Já é sabido pelos cientistas que a aerodinâmica e o impulso gerados pelas asas dos pássaros são muito mais complexos do que os dos aviões e helicópteros que voam usando asas rígidas para dar sustentação e hélices ou outro tipo de propulsão para gerar a impulsão. A invenção do Nanobeija-flor, que apenas imita as capacidades do beija-flor de verdade, deveria encher os cientistas de maior admiração pelo Criador das aves.
Michelson Borges
quinta-feira, setembro 29, 2011
Reflexão
A Lei do caminhão de lixo
Um dia peguei um táxi e fomos direto para o aeroporto.Estávamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente.
O motorista do táxi pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz!
O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós.
O motorista do táxi apenas sorriu e acenou para o cara.
E eu quero dizer que ele o fez bastante amigavelmente.
Assim eu perguntei: ‘Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital!’
Foi quando o motorista do táxi me ensinou o que eu agora chamo “A Lei do Caminhão de Lixo”.
Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente.
Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente. Não pegue o lixo delas e espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas.
O princípio disso é que pessoas bem sucedidas não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia. A vida é muito curta para levantar de manhã com sentimentos ruins, assim… Ame as pessoas que te tratam bem. Ore pelas que não o fazem.
A vida é 10% o que você faz dela e 90% a maneira como você a recebe!
Tenha um dia abençoado, livre de lixo!
Download O Conflito Cósmico
A
Origem do Mal: Se Deus é Perfeito, se Deus é bom, se Deus é Todo
Poderoso…porque existe tanto sofrimento no mundo? o que deu errado?
O DVD traz as respostas a estas questões!
Lançado em Agosto de 2009 O Documentario retrata a guerra que houve no céu originada por Lúcifer e seus anjos.
Apresentado pelo Pr.Doug Batchelor IASD (o mesmo do DVD FINAL EVENTS OF BIBLE PROPHECY conhecido no Brasil por EVENTOS FINAIS)
[OBS: Arquivivo em HD (Alta Definição AQ18.mp4)
100 % legendado em PORTUGUES por nosso irmão IASD Sandro Pinto]
sábado, setembro 17, 2011
Dia do jovem adventista
sexta-feira, setembro 02, 2011
sábado, agosto 27, 2011
O cristão pode ir ao cinema?
Veja o vídeo do Pastor Leandro Quadros, apresentador do programa, na mira da verdade. Ele aborda sobre este assunto em questão, com base na Bíblía.
sexta-feira, agosto 26, 2011
Projeto Quebrando o Silêncio
Neste Sábado nas igrejas da divisão sul-americana teremos este projeto, que já alguns anos vem conscientizando as pessoas de denunciarem contra abusos contra pessoas inocentes, seja mulher, idoso ou criança.
A igreja adventista do sétimo dia Nova esperança participará de uma passeata junto com a 4° região do planalto ateniense.... em breve as fotos.
Pensamento:
"Ao nosso redor existem crianças sendo vítimas de Bullying, sofrendo caladas, e com medo. Crianças que sentem pânico ao se aproximar dos colégios onde estudam, que precisam mudar de escolas várias vezes ao ano, que mesmo depois de se tornarem adultas, tentam superar os traumas vividos por terem sido rotuladas como "diferentes", tímidas, certinha da turma, gordinha como mamute, magras como Olivia palito, etc. Talvez até conheçamos algumas dessas crianças. Um grito de socorro pode estar sendo ecoado bem perto de nós, pais, educadores e amigos. Não podemos ficar calados, vamos dar um basta à violência.
Quebre o silêncio! Acabe agora com o bullying!"
Wiliane Marroni, coordenadora da campanha.
A igreja adventista do sétimo dia Nova esperança participará de uma passeata junto com a 4° região do planalto ateniense.... em breve as fotos.
Pensamento:
"Ao nosso redor existem crianças sendo vítimas de Bullying, sofrendo caladas, e com medo. Crianças que sentem pânico ao se aproximar dos colégios onde estudam, que precisam mudar de escolas várias vezes ao ano, que mesmo depois de se tornarem adultas, tentam superar os traumas vividos por terem sido rotuladas como "diferentes", tímidas, certinha da turma, gordinha como mamute, magras como Olivia palito, etc. Talvez até conheçamos algumas dessas crianças. Um grito de socorro pode estar sendo ecoado bem perto de nós, pais, educadores e amigos. Não podemos ficar calados, vamos dar um basta à violência.
Quebre o silêncio! Acabe agora com o bullying!"
Wiliane Marroni, coordenadora da campanha.
sexta-feira, agosto 19, 2011
O Sexo está liberado?
Existem muitas maneiras de abortar,
digo, abordar o assunto do sexo antes do casamento. Experimente ler esse
artigo que de forma franca e bem-humorada faz a gente pensar.
Você está namorando alguém que
simplesmente é o máximo. É a concretização dos seus sonhos. Essa pessoa é
perfeita para você, ela te completa, te deixa entusiasmado, apaixonado,
cheio de amor e planos para a vida. A inteligência e o senso de humor
lhe cativam, mas muito mais ainda o jeito de ser, o sorriso e… a beleza
do seu corpo. É por isso que, naquele momento mais romântico, abraçados e
sozinhos – explode uma vontade “incontrolável” de fazer sexo. Você diz:
“-Tem que ser agora, não pode ser mais tarde. A gente se ama mesmo, não
é?”
Saiba que o sexo está liberado…
mas, antes de ele acontecer com toda a paixão, você precisa conversar
com sua namorada. Pare onde estava, vá para um lugar mais claro, tome um
copo de água para esfriar a “cuca”, e vamos pensar um pouco.
Diga a ela que você quer fazer
sexo. Pergunte se ela quer também, ou se sente pressionada. Tenha
certeza da permissão, porque você não é dono do corpo dela. Calma aí,
não é tão simples assim. Junte seus amigos e os dela e fale a todos que
você vai fazer sexo com ela. Isso porque você não quer esconder nada da
sua vida, você é um livro aberto. Inclusive esta atitude afastará a
outros que, quem sabe estavam com a mesma intenção a respeito dela. Ela
já fez a escolha e não é nenhum dos seus amigos, ainda bem.
Como você é um jovem responsável
e não deve nada a ninguém, vá antes a casa dos pais dela e seja franco:
“-Eu quero fazer sexo com sua filha, e gostaria que vocês aprovassem,
porque enquanto ela não é minha; é de vocês”.
Depois dessa conversa aberta e
sem rodeios, porque você quer fazer o que é certo; traga sua namorada
até sua casa e apresente-a a seus pais dizendo: “-É com essa moça que eu
quero fazer amor, e não é só uma vez não. É muito e muitas vezes”.
Bem, se é assim que vocês
querem, não fica legal fazer isso na casa dos seus pais ou dos pais
dela. Seria um constrangimento, os pais ficariam sem graça, sua namorada
vai ficar com medo de fazer algum barulho, vocês não vão ficar à
vontade com certeza. No Motel não dá pra morar, sem contar que ficaria
muito caro sustentar toda essa paixão e cada vez correr para lá.
Vocês se amam tanto que se
pudessem ficariam o tempo todo juntos, então é melhor fazer um grande
esforço, juntar as economias com a ajuda dos pais, se possível, e alugar
uma casa ou apartamento.
Assim você deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua amada (Está na Bíblia – Gênesis 2:24). Mas espere aí, ainda não.
Você não gostaria que ela
fizesse sexo com outros além de você. Existem 52 doenças venéreas,
inclusive a Aids, e é perigoso correr esse risco. Então, se é seu
propósito ser fiel a ela e vice versa, evite uma série de aborrecimentos
e vá até um Cartório. Leve algumas testemunhas e prepare um documento
dizendo que você fará sexo só com ela, e isso é um compromisso dela
também. Vão aproveitar à vontade, serão um do outro, então assine,
porque você não tem costume de fugir das responsabilidades.
Como
fazer amor é um ato muito bom e isso foi invenção de Deus, então você
deve reunir todos os seus parentes e os dela, todos os seus amigos e os
dela, convidar todos para a igreja e pedir ao líder religioso que
abençoe o sexo que vocês vão praticar. Afinal, vocês acreditam em Deus e
Deus acredita na sinceridade de vocês. Desta forma, vocês na presença
de todos declaram:
“-Nós não queremos esconder nada
de ninguém. Não queremos ficar mentindo por aí, dizendo que não fizemos
nada; não queremos experimentar o trauma de uma gravidez indesejada, um
aborto forçado, ou uma doença venérea incurável. A gente se ama tanto
que faremos sexo quantas vezes der vontade. Diante de todos aqui
presentes, declaramos que a partir desse momento deixamos o “Clube dos
Abstinentes Sexuais Temporários”. Soubemos esperar até esse momento
porque o sexo é uma arte; e vamos aprender essa arte juntos, com toda a
responsabilidade. Não precisamos de experiência sexual prévia, isso é
desculpa de quem não soube esperar. Mas agora, será muito gostoso abrir
esse “presente” de Deus para nós. Fazemos esse compromisso sabendo que
sexo não é brincadeira, haverão momentos de discussões e adaptações, mas
seremos sempre um para o outro. O sexo finalmente está liberado para
nós, portanto com licença que eu e ela temos que ir à nossa casa para…”
Espera aí mais um pouquinho, não vai rolar nenhuma festa pra gente?
Autor: Pr. Udolcy Zukowski
Diretor do Ministério Jovem UEB
Acampja se aproximando...
Não percam!!! Será uma linda festa... faltam apenas 82 dias....
Vejam algumas fotos do local do acamp'ja 2011 da associação maranhense....
Já estamos na expectativa para este grande evento........
Vejam algumas fotos do local do acamp'ja 2011 da associação maranhense....
sexta-feira, julho 15, 2011
Até quando Satanás teve oportunidade para se arrepender?
Até quando Satanás teve oportunidade para se arrepender?
Algumas pessoas crêem que o tempo da graça para Satanás só se esgotou na cruz (João 19:30), pois ainda nos dias de Jó ele participou com “os filhos de Deus” de uma reunião “perante o Senhor” (Jó 1:6-8). Mas a descrição desse episódio não sugere que a reunião haja ocorrido necessariamente nas cortes celestiais, e muito menos que Satanás, depois de expulso do céu (Apoc. 12:7-9), ainda tivesse acesso à salvação.Ellen White esclarece que o tempo da graça para Satanás e seus anjos esgotou-se com a expulsão deles do céu. Ela declara que “Deus, em Sua grande misericórdia, suportou longamente a Satanás”, e que “reiteradas vezes lhe foi oferecido o perdão, sob a condição de que se arrependesse e submetesse”, mas ele jamais aceitou os apelos da misericórdia divina (O Grande Conflito, págs. 495 e 496). Havendo perdido sua posição nas cortes celestiais, Satanás ainda solicitou para ser readmitido no céu, mas Cristo lhe disse que isto seria impossível. O próprio Satanás deixou a presença de Cristo “plenamente convencido de que não havia possibilidade de ser reintegrado no favor de Deus” (História da Redenção, págs. 27).
De acordo com a Sra. White, após os anjos caídos deixarem o céu, “não havia possibilidade de esperança de redenção para estes que haviam testemunhado e compartilhado da glória inexprimível do Céu, tinham visto a terrível majestade de Deus e, em face de toda esta glória, ainda se rebelaram contra Ele. Não haveria novas e maravilhosas exibições do exaltado poder de Deus que os pudessem impressionar tão profundamente como aqueles que já haviam testemunhado.” (No Deserto da Tentação, págs. 25 e 26).
Alberto R. Timm (publicado na revista do ancião em abr – jun 2003)
Personificação da segunda vinda de cristo
Como as pessoas poderão ser enganadas no fim dos tempos?
Satanás vai imitar a segunda vinda de Cristo?
Se Jesus é onipresente, por que Ele precisou passar do lugar santo para o santíssimo no santuário?
Por que nos Dez mandamentos é dito para não matar mas, a pena para alguns pecados era a morte?
Sou estudante de medicina e vários cursos ocorrem no sábado. Estou pecando ao participar desses cursos?
Mateus 12:5 diz que os sacerdotes violavam o sábado e ficavam sem culpa, isso vale hoje?
Com quem Caim se casou?
Em adultério, precisamos confessar somente a Deus ou também ao cônjuge para ser perdoado?
O que aconteceria se Eva oferecesse o fruto a Adão e ele rejeitasse?
Ir às festas Juninas é pecado?
Nossa descendência vem de Adão ou Abraão?
Caso o vídeo demore muito pra carregar entre no site do na mira da verdade.
sexta-feira, julho 01, 2011
Slide-Em busca da costela perdida
Palestra feita por Vinicius A. Miranda sobre Namoro Cristão.
Nela á abordado os seguintes temas:
- Definição sobre namoro
- Namoricos
- O que fazer antes, durante e depois de um namoro
- Motivos errados para namorar
- Propósito de uma namoro cristão
- Qual a idade certa para começar a namorar?
- 3 critérios para uma escolha certa
- Meu namoro é de Deus?
- Namoro com "descrentes"
- Quanto tempo namorar?
- E se eu não tiver namorada, o que fazer?
- Diferença entre carícias e carinho
- Como vencer a pressão sexual
- Jesus, o Vela
sexta-feira, junho 10, 2011
Armagedom: A mãe de todas as guerras
11 de setembro mudou o mundo. A ameaça do
terrorismo têm reduzido a nossa liberdade, aumentado nossas inseguranças. A
retaliação contra o terrorismo levou à guerra no Afeganistão, o medo do mesmo
foi o responsável pela guerra no Iraque, a “mãe de todas as guerras”. A Bíblia
descreve uma batalha que realmente será “a mãe de todas as guerras”. Ela vai
acabar com a vinda de Jesus e vai ser muito diferente de qualquer guerra antes
dela.
1. Que forças estão envolvidas?
(Apocalipse 16:13-16) Naquele
tempo, “…vi saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso
profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs. São espíritos de demônios que
realizam sinais milagrosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de
reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso… no lugar que, em
hebraico, é chamado Armagedom.”
O símbolo das rãs é uma reminiscência das 10
pragas que caíram sobre o Egito pouco antes do Êxodo israelita, das quais as
últimas sete caíram apenas sobre os egípcios. Enquanto os feiticeiros egípcios
podiam eles duplicavam os milagres de Moisés, isso até a praga de sapos, onde
ficaram impotentes (ver Êxodo 8:18). Então, aqui, o poder
criativo dos demônios são limitados em suas tentativas de enganar as pessoas. E
o povo de Deus não será enganado.
2. Contra quem é a guerra travada?
(Apocalipse 17:14) “Eles [os
reis da terra] Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, porque
ele é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados,
eleitos e fiéis que se acham com ele… “
3. Quem é simbolizado como o “grande dragão”?
(Apocalipse 12:9)
“O grande dragão. . . a antiga serpente, chamada o Diabo, e
Satanás, que engana o mundo todo. Ele foi precipitado na terra, e os seus anjos
com ele. “
A besta e o falso profeta ( besta que parece com
cordeiro, mas fala como dragão) são cúmplices de Satanás (no fim dos tempos da
Babilônia) para ajudá-lo em seu ataque sobre o povo de Deus e simbolizam uma
coalizão de política secular e falso cristianismo (Apocalipse
13).
4. Quais são os problemas dessa guerra que a torna diferente de qualquer outra guerra anterior?
(Apocalipse 13:12) A besta
parecida com cordeiro “…fazia a terra e seus habitantes adorarem a primeira
besta, cujo ferimento mortal havia sido curado.”
5. Como é que “a besta parecida com cordeiro” fazia o mundo adorar a primeira besta?
(Apocalipse 13:13-14) “E
realizava grandes sinais, chegando a fazer descer fogo do céu à terra, à vista
dos homens… [e] enganou os habitantes da terra”.
Ela estabelece uma imagem da besta, e faz com que
todos os que se recusam a adorá-la sejam mortos e ameaça com sanções econômicas
aqueles que se recusam a receber a marca da besta.
6. A Bíblia menciona o rio Eufrates (Apoc 16:12) que flui através do Iraque. O que simboliza o rio de acordo com o Novo Testamento?
(Apocalipse 17:1, 15) Quem
“…é a prostituta que está sentada sobre muitas águas” ? “As águas
que você viu, onde está sentada a prostituta, são povos, multidões, nações e
línguas” (v 15).
Na Escritura, uma prostituta simboliza a falsa
adoração (ver Ezequiel 23:7), neste caso a Babilônia
espiritual, a manifestação final do anticristo. No último conflito a Babilônia
vai procurar impor um falso evangelho e uma falsa adoração ao mundo em oposição
ao verdadeiro cristianismo.
7. O que significa a secagem figurativa do Eufrates?
(Apocalipse 16:12, 17:1, 15,
16) “A besta e os dez chifres que você viu odiarão a prostituta.
Eles a levarão à ruína…” (v 16).
A antiga cidade da Babilônia, ficava próxima ao
rio Eufrates. A Babilônia caiu quando os medos e persas do oriente sitiaram a
cidade, desviaram o rio e marcharam seus soldados sob as muralhas da cidade
enquanto Belsazar, o último rei, estava dando um banquete para mil de seus
nobres, regado a muito vinho (veja Daniel 5).
No cenário dos últimos dias, o momento da verdade
é o momento em que milhões de pessoas em todo o mundo, de repente verão a
hipocrisia de seus falsos líderes espirituais e os detestarão. Isso resulta na
retirada (ou “evaporação”) do apoio popular ao falso sistema de adoração
(Babilônico).
8. Esta evaporação do apoio popular prepara o caminho para a vinda dos chamados reis do oriente (Apocalipse 16:12). Que evento é esse?
(Mateus 24:27,31) “Porque
assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a
vinda do Filho do homem…E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta,
e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade
dos céus”.
O leste é simbolo da intervenção de Deus
(ver Ezequiel 43:4; Apocalipse 7:1-3). Os “reis do oriente”, em
contraste com os “reis do mundo inteiro”, representa Jesus que vem com todos os
Seus santos anjos para livrar Seu povo (Apocalipse
19:11-16).
Jesus, quando Ele vier no fim da batalha do
Armagedom, virá em toda a Sua glória e poder, e salvará todos aqueles que têm fé
nEle e que foram fiéis.
Artigo extraído da Revista Signs of The Times, edição australiana de Jun/2003. Traduzido
pelo blog www.setimodia.wordpress.com
sábado, maio 28, 2011
Jornada Espiritual
A influência do Espírito Santo em nossa vida diária:
Jornada Espiritual de 31 dias ou mais
É fácil manter comunhão com Deus quando as coisas vão bem - quando ele provê comida, amigos, família, saúde e situações felizes. Mas as circunstâncias não são sempre agradáveis. E como então você irá adorar a Deus? O que você faz quando Deus parece estar a milhões de quilômetros?
sexta-feira, maio 20, 2011
Como Enoque andou com Deus
Enoque andou com DEUS
Coletânea elaborara Pelo Prof. Sikberto R. Marks
Os grifos foram acrescentados para destacar ênfases
Podemos viver como Enoque? Claro que sim, veja a seguir como ele andou com DEUS. O modo como Enoque andou com DEUS teve quatro características. Elas foram explicitadas no resumo “Como Enoque andou com DEUS”. É ler e aplicar na vida diária, pois se trata de algo bem simples, ao alcance de todos.
“Eu quisera impressionar o espírito de todo obreiro da causa de Deus com a grande necessidade de contínua, fervorosa oração. Eles não podem estar constantemente de joelhos, mas podem erguer o coração a Deus. Assim foi que Enoque andou com Deus. Review and Herald, 10 de novembro de 1885.” (Evangelismo, 681)
“Enoque andou com Deus, e, a despeito disso, não viveu no meio de qualquer cidade corrompida com todas as espécies de violência e iniqüidade, como Ló em Sodoma. Manuscrito 94, 1903.” (Evangelismo, 68)
“E como Enoque andava com Deus? Habituou a mente e o coração a sempre sentirem que ele se achava na presença de Deus, e quando estava perplexo, suas orações ascendiam a Deus, para que o guardasse.” (Eventos Finais, 71)
“Irmãos, orai no lar, em família, de noite e de manhã; orai ferventemente em vosso retiro; e enquanto empenhados em vosso labor diário, erguei a alma a Deus em oração. Foi assim que Enoque andou com Deus.” (Lar Adventista, 213)
“Eles tiveram todo o cuidado em conservar-se em contato com Deus. Oravam e estudavam, e introduziam na vida prática um espírito estrito e conscienciosamente humilde. Andavam com Deus, como Enoque andou.” (Medicina e Salvação, 276)
“Estamos em Cristo por uma fé viva. Ele habita em nosso coração pela nossa apropriação individual da fé. Temos a companhia da presença divina, e ao reconhecermos essa presença, são nossos pensamentos levados cativos a Jesus Cristo. Nossos exercícios espirituais estão de acordo com a intensidade de nosso senso dessa companhia. Dessa maneira andou Enoque com Deus; e Cristo habita em nosso coração pela fé quando consideramos o que Ele é para nós, e que obra por nós tem realizado no plano da redenção.” (Mensagens aos Jovens, 159)
“Enquanto empenhados em nosso trabalho diário, devemos erguer a alma ao Céu em oração. Essas silenciosas petições ascendem como incenso perante o trono da graça; e o inimigo é confundido. O cristão cujo coração é assim firmado em Deus, não pode ser vencido. Nenhuma arte maligna pode destruir-lhe a paz. Todas as promessas da Palavra de Deus, todo o poder da graça divina, todos os recursos de Jeová, estão empenhados em garantir-lhe o livramento. Foi assim que Enoque andou com Deus. E Deus era com ele, um socorro presente em todas as ocasiões de necessidade. ...” (Mensagens aos Jovens, 249)
“Aquele que na verdade ama e teme a Deus, esforçando-se, com sinceridade de propósito, a cumprir a Sua vontade, colocará ao serviço de Deus, corpo, espírito, coração, alma e forças. Foi isto que se deu com Enoque. Ele andou com Deus. ... Os que estão resolvidos a fazer da vontade de Deus a sua própria, têm de servir e agradar a Deus em tudo. Então o caráter será harmonioso e bem equilibrado, coerente, animoso e verdadeiro.” Nos Lugares Celestiais (Meditações Matinais, 1968), pág. 190.
“Não vemos a Cristo em pessoa. É pela fé que O contemplamos. Nossa fé apega-se a Suas promessas. Foi assim que Enoque andou com Deus.” (MCP, 538)
“A respeito de Enoque está escrito que viveu sessenta e cinco anos, e gerou um filho; depois disso andou com Deus por trezentos anos. Durante aqueles primeiros anos Enoque havia amado e temido a Deus e guardara Seus mandamentos. Após o nascimento do primeiro filho, atingiu uma experiência mais elevada; foi atraído a uma comunhão mais íntima com Deus. Ao ver o amor do filho para com o pai, sua confiança simples na proteção dele; ao sentir a profunda e compassiva ternura de seu coração para com aquele primogênito, aprendeu uma preciosa lição quanto ao maravilhoso amor de Deus para com o homem na dádiva de Seu Filho, e a confiança que os filhos de Deus devem pôr em seu Pai celestial. O infinito, insondável amor de Deus mediante Cristo, tornou-se dia e noite o objeto de suas meditações. Com todo o fervor de alma, procurava revelar esse amor ao povo no meio do qual vivia.” (Obreiros Evangélicos, 51)
“Enoque andou com Deus. Ele honrou a Deus em todos os passos da vida. Em seu lar e nos negócios sempre inquiria: "Será isto aceitável ao Senhor?" E por lembrar-se sempre de Deus e seguir Seus conselhos, foi transformado em caráter, e tornou-se um santo homem, cujos caminhos agradavam ao Senhor. Somos exortados a acrescentar à piedade, amor fraternal. Oh! quanto necessitamos dar esse passo, acrescentar essa qualidade ao nosso caráter! Em muitos de nossos lares é manifestado um espírito severo, combativo. Palavras de crítica e ações indelicadas são desagradáveis a Deus. Ordens ditatoriais e maneiras arrogantes, autoritárias, não agradam ao Céu. A razão por que há tantas divergências entre os irmãos é terem deixado de acrescentar o amor fraternal. Devemos ter para com os outros aquele amor que Cristo tem manifestado por nós.” (E Recebereis Poder, 95).
“Enoque não somente meditava e orava, e revestia-se com a armadura da vigilância, mas retirava-se de suas petições a Deus para pleitear com seus semelhantes. Ele não disfarçou a verdade para achar favor entre os descrentes, negligenciando assim suas almas. Esta íntima ligação com Deus deu-lhe coragem para realizar as obras de Deus. Enoque andou com Deus e "teve o testemunho de que suas obras agradavam a Deus". Heb. 11:5.” (E Recebereis Poder, 253)
“Foi por entre constante conflito e com singeleza de fé que Enoque andou com Deus. Podeis todos fazer o mesmo. Podeis converter-vos e transformar-vos inteiramente, tornando-vos em verdade filhos de Deus, que fruem, não somente o conhecimento de Sua vontade mas que, por seu exemplo, encaminham outros à mesmo caminho de humilde obediência e consagração.” (I Testemunhos Seletos, 428)
“Enoque foi um ensinador público da verdade na época em que viveu. Ele ensinava a verdade; vivia a verdade; e o caráter do ensinador que andava com Deus era, em todos os aspectos, harmonioso com a grandeza e santidade de sua missão. Enoque era um profeta que falava, movido pelo Espírito Santo. Ele foi uma luz em meio à escuridão moral, um homem-modelo, um homem que andava com Deus, sendo obediente à lei de Deus - essa lei que Satanás havia se recusado a obedecer, que Adão havia transgredido, a que Abel havia obedecido e por cuja obediência foi assassinado.” (Recebereis Poder, 253)
sábado, maio 07, 2011
Imagens infantil para as Mães
Ola fica aqui uma dica para as crianças da igreja receberem alguns desenhos para pintarem e entregarem para suas Mães.
Poderão encontrar mais figuras semelhantes a esta no site abaixo:
sexta-feira, maio 06, 2011
Dando um Up no Ministério Jovem
Achei uma ótima ideia e por isso estou disponibilizando aqui para os leitores deste site.
Gostaria de dar uma animada, ou como diz o título da palestra, um UP no seu ministério jovem?
Então baixe este power point que vai lhe ajudar dentro do minsterio jovem...
Gostaria de dar uma animada, ou como diz o título da palestra, um UP no seu ministério jovem?
Então baixe este power point que vai lhe ajudar dentro do minsterio jovem...
sábado, abril 30, 2011
Os 10 mandamentos do Namoro
Quais são os 10 mandamentos do namoro?
Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.
1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.
2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.
3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.
4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.
5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.
6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.
7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.
8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.
9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.
10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.
Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.
Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.
1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.
2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.
3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.
4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.
5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.
6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.
7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.
8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.
9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.
10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.
Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.
Dia das Mães
Poesias para o dia das mães
A MULHER CRISTA
Fonte: O Elo
Mulher cristã...
Heroína anônima deste século,
ESCUTA!
É o teu Senhor querendo te falar!
Cessa por instante a tua luta...
Associa-te ao conjunto de todas as heroínas,
Que fazem de suas vidas um coral...
Que querem ao Senhor sempre louvar...
Mulher cristão... Pondera... Escuta...
Para venceres na tua labuta...
Heroína anônima deste século,
ESCUTA!
É o teu Senhor querendo te falar!
Cessa por instante a tua luta...
Associa-te ao conjunto de todas as heroínas,
Que fazem de suas vidas um coral...
Que querem ao Senhor sempre louvar...
Mulher cristão... Pondera... Escuta...
Para venceres na tua labuta...
Mulher cristã...
Heroína anônima este século,
SERVE!
O serviço é a suprema lei do Reino,
Deste reino de amor, onde o rei é Jesus;
Servir desinteressadamente...
Viver para servir... sendo sal... sendo luz...
É o que Deus fez por nós...
É o que espera da gente!...
Heroína anônima este século,
SERVE!
O serviço é a suprema lei do Reino,
Deste reino de amor, onde o rei é Jesus;
Servir desinteressadamente...
Viver para servir... sendo sal... sendo luz...
É o que Deus fez por nós...
É o que espera da gente!...
Procura, então, escutar... amar... servir...
Tu, assim estarás vislumbrando, ainda hoje,
Esse horizonte eterno da Aurora no porvir...
Tu, assim estarás vislumbrando, ainda hoje,
Esse horizonte eterno da Aurora no porvir...
Mulher cristã...
Heroína anônima este século,
TRABALHA!
Tomo o estandarte do trabalho,
E leva-o contigo como troféu de glórias inauditas;
Fazer do trabalho
O itinerário insubstituível da tua vida...
Aquele que te alistou para a peleja,
Precisa da tua ajuda na sua igreja...
Quem não trabalha não pertence a Jesus!...
Trabalha, pois, ainda que o trabalho te dê uma cruz!...
Heroína anônima este século,
TRABALHA!
Tomo o estandarte do trabalho,
E leva-o contigo como troféu de glórias inauditas;
Fazer do trabalho
O itinerário insubstituível da tua vida...
Aquele que te alistou para a peleja,
Precisa da tua ajuda na sua igreja...
Quem não trabalha não pertence a Jesus!...
Trabalha, pois, ainda que o trabalho te dê uma cruz!...
Mulher cristã...
Heroína anônima este século,
CONSAGRA-TE!
Vem ao altar do Deus...
Sai pêlos caminhos,
Ouvindo o clamor de todos os necessitados...
Caleja os teus joelhos m e fervente oração...
Retira diariamente de tua Bíblia,
Para todas as situações da vida,
Uma eterna lição...
Consagra-te hoje, aqui, mulher cristã,
No altar de Deus nutrido pela fé...
No altar da vida vivendo como irmã...
Heroína anônima este século,
CONSAGRA-TE!
Vem ao altar do Deus...
Sai pêlos caminhos,
Ouvindo o clamor de todos os necessitados...
Caleja os teus joelhos m e fervente oração...
Retira diariamente de tua Bíblia,
Para todas as situações da vida,
Uma eterna lição...
Consagra-te hoje, aqui, mulher cristã,
No altar de Deus nutrido pela fé...
No altar da vida vivendo como irmã...
Mulher cristã...
Heroína anônima este século,
VAI!
Cumpre o mandamento integralmente
O “IDE” do Senhor;
E que Ele vá contigo,
Fazendo da tua vida grande benção:
Para bendizer o mundo esfacelado...
Para ensinar o mundo desorientado...
Para salvar o mundo...
Para ajudar o mundo a perdoar...
Para ensinar o mundo a amar!...
Vai, tu mulher cristã, missionária do Senhor,
E leva ao mundo inteiro,
A sua mensagem de perdão e amor!...
Heroína anônima este século,
VAI!
Cumpre o mandamento integralmente
O “IDE” do Senhor;
E que Ele vá contigo,
Fazendo da tua vida grande benção:
Para bendizer o mundo esfacelado...
Para ensinar o mundo desorientado...
Para salvar o mundo...
Para ajudar o mundo a perdoar...
Para ensinar o mundo a amar!...
Vai, tu mulher cristã, missionária do Senhor,
E leva ao mundo inteiro,
A sua mensagem de perdão e amor!...
Fonte: Super JA
Esta poesia e entre outras você encontrará neste site na opção páginas(Dia das Mães)......
sexta-feira, abril 29, 2011
Vida por Vidas-2011
Nesse sábado dia 23 de abril, muitos jovens, desbravadores, aventureiros e amigos da igreja sairam para participar da grande arrancada do projeto Vida por Vidas.
O resultado foi surpreendente. A 1ª Região que doou na Hemomar arrecadou 105 bolsas de sangue em 05 horas de doação. Já a 4ª região começou o dia com uma grande passeata. Mais de 150 pessoas sairam pelas ruas da Cidade Operaria e adjacencias convidando a população a doar. Resultado? 125 bolsas arrecadadas. Conforme os regionais Milton da 1ª região e Rosa da 4ª foi empolgante ver a disposição de salvar vidas.
Participe voce tambem.
Veja algumas fotos:
O resultado foi surpreendente. A 1ª Região que doou na Hemomar arrecadou 105 bolsas de sangue em 05 horas de doação. Já a 4ª região começou o dia com uma grande passeata. Mais de 150 pessoas sairam pelas ruas da Cidade Operaria e adjacencias convidando a população a doar. Resultado? 125 bolsas arrecadadas. Conforme os regionais Milton da 1ª região e Rosa da 4ª foi empolgante ver a disposição de salvar vidas.
Participe voce tambem.
Veja algumas fotos:
domingo, abril 24, 2011
Descoberta pode ajudar a reescrever história cristã
Uma antiga coleção de 70 livros pequenos, cada um com 5 a 15 páginas de chumbo, pode desvendar alguns segredos dos primórdios do cristianismo. Para os estudiosos de religião e de história, trata-se de um tesouro sem preço. Ziad Al-Saad, diretor do Departamento de Antiguidades da Jordânia chegou a dizer que pode ser a “descoberta mais importante da história da arqueologia”. Embora ainda estejam divididos quanto à sua autenticidade, especialistas acreditam que se trata da maior descoberta da arqueologia bíblica desde que foram encontrados os Rolos do Mar Morto, em 1947. Os livros foram descobertos há cinco anos em uma caverna (foto) em uma região remota da atual Jordânia. Acredita-se que pertenciam a cristãos que fugiram após a queda de Jerusalém no ano 70 d.C. Documentos importantes do mesmo período já foram encontrados no mesmo local.
Testes iniciais indicam que alguns desses livros de metal datam do primeiro século. A estimativa é baseada na forma de corrosão que atingiu o material, algo que especialistas acreditam ser impossível reproduzir artificialmente. Quando os estudos forem concluídos, esses livros podem entrar para a história como alguns dos primeiros documentos cristãos, antecedendo até mesmo os escritos atribuídos ao apóstolo Paulo.
A maioria das páginas desses livros metálicos é do tamanho de um cartão de crédito. Os textos estão escritos em hebraico antigo, sendo a maior parte em um tipo de código. O britânico David Elkington, acadêmico de arqueologia e de história religiosa antiga, foi um dos poucos a ter examinado os livros. Ele acredita que essa pode ser “a maior descoberta da história cristã”. “É algo de tirar o fôlego pensar que temos acesso a objetos que podem ter pertencido aos santos dos primórdios da Igreja”, disse ele.
Após ter sido descoberto por um beduíno da Jordânia, o tesouro foi adquirido por um beduíno israelense, que está sendo acusado de contrabandeá-lo para Israel, onde está hoje. O governo jordaniano está tentando repatriar as relíquias, mas sem sucesso.
Philip Davies, professor emérito de estudos bíblicos da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, disse haver fortes evidências de que os livros têm uma origem cristã e mostram mapas da Jerusalém do primeiro século. “Há obviamente imagens cristãs. Há uma cruz em primeiro plano, e por trás dela o que tem pode ser o túmulo [de Jesus], uma pequena construção com uma abertura, e atrás disso os muros da cidade… É uma crucificação cristã que ocorreu fora dos muros da cidade.”
A doutora Margaret Barker, ex-presidente da Sociedade de Estudos do Antigo Testamento, explica: “O livro do Apocalipse fala de um livro selado que seria aberto somente pelo Messias. Outros textos da época falam sobre livros de sabedoria selados e de uma tradição secreta transmitida por Jesus aos seus discípulos mais próximos. Esse é o contexto dessa descoberta. Sabe-se que, pelo menos em duas ocasiões, grupos de refugiados da perseguição em Jerusalém rumaram para o leste, atravessaram a Jordânia, perto de Jericó e foram para a região onde esses livros agora foram achados.”
Para ela, outra prova de que o material é cristão e não judaico é o fato de os escritos estarem em formato de livros, não de pergaminhos. “Os cristãos estão particularmente associados com a escrita na forma de livros. Eles guardavam livros como parte de uma tradição secreta do início do cristianismo… Caso se confirmem as análises iniciais, esses livros poderão trazer uma luz nova e dramática para a nossa compreensão de um período muito significativo da história, mas até agora pouco conhecido.”
Ela se refere ao período entre a morte de Jesus e as primeiras cartas do Apóstolo Paulo. Há referências históricas a alguns desses acontecimentos, mas quase nenhum material deixado por quem realmente vivenciou o surgimento da igreja cristã. Essa descoberta sanaria muitas das dúvidas levantadas por outros estudiosos sobre a veracidade dos relatos da existência do que comumente é chamado de “o Jesus histórico”.
(Pavanews, com informações de BBC e Daily Mail)
sexta-feira, abril 22, 2011
Como fazer um culto J.A de sucesso
O Culto JA não é a única tarefa do Ministério Jovem, mas ocupa um lugar extremamente importante. Ele é o momento onde os jovens se desenvolvem, se abrem para toda a igreja, se envolvem e tem momentos de adoração. Diante disso, é preciso buscar maneiras de desenvolvê-lo.
Muitos líderes tratam o Culto JA como uma atividade opcional, e ai está o segredo do descrédito do programa em muitas igrejas. Alguns tratam o Culto JA como um show que só deve ser feito quando existem estrelas para participar (Um grupo, um orador, etc.).
Outros o encaram como um compromisso desgastante demais que não pode ser realizado todo o Sábado porque não existem idéias, público, colaboradores, e por isso é cansativo. Alegam que não há fôlego para um ano, sendo assim, é melhor ir devagar.
É importante pensar, porém: é justo oferecer apenas shows à igreja, e deixa-la sem programa quando eles não existem? Será justo deixar de fazer o Culto JA por considera-lo desgastante? Será que este é o único programa desgastante da igreja?
O que diríamos se um Pastor distrital decidisse fazer o culto de oração da Quarta a noite apenas uma vez por mês, ou se a equipe da Escola Sabatina fizesse seu programa quinzenalmente? Isso parece absurdo, não? E porque muitas vezes achamos que com o Culto JÁ é diferente?
Para que ele ocupe seu verdadeiro papel é preciso que o Departamental de Jovens dê a ele uma atenção especial, a ajude seus líderes, com nas seguintes questões:
sábado, abril 16, 2011
Documentarista "encontra" pregos da cruz de cristo e gera polêmica
Um documentarista afirma que dois pregos encontrados em um tumba em Jerusalém podem ter sido usados na crucificação de Cristo, hipótese que foi criticada e causou polêmica entre especialistas em arqueologia.
Os objetos foram encontrados em 1990, durante uma escavação na região montanhosa de Armon Hanatziv, 6 quilômetros ao sul da cidade antiga de Jerusalém. A área agora possui um parque e prédios residenciais.
No local, estavam dois ossuários - caixas contendo restos mortais antigos -, ambos com a inscrição 'Caifás', nome do sumo sacerdote de Jerusalém durante o período de Cristo.
Segundo a Bíblia, foi ele quem entregou Jesus ao governador romano Pôncio Pilates, para ser depois condenado à morte por crucificação. Os pregos estavam dentro de um dos ossuários.
Outros objetos foram encontrados dentro das caixas, como moedas, uma garrafa de perfume e um lampião. Os artigos foram levados a um laboratório na Universidade de Tel Aviv, onde passaram por estudos e ficaram guardados por cerca de 15 anos.
Para o documentarista Simcha Jacobovici, as autoridades israelenses não deram a importância devida aos pregos, que, segundo ele, teriam sido usados na crucificação e, anos depois, enterrados junto de Caifás por sua família.
O motivo disto, de acordo com o diretor, seria o fato do sacerdote ter mudado de ideia sobre Cristo após a cruficicação. Enterrar Caifás com os pregos seria uma maneira de dar-lhe proteção divina na vida após a morte.
Jacobovici considera as evidências 'muito fortes', mas admite não ter 100% de certeza de que os pregos foram de fato utilizados para crucificar Cristo.
O assunto é tema de seu documentário Nails of the Cross ('Pregos da Cruz', em inglês), primeira parte de uma série chamada Jewish Secrets of Christianity ('Segredos Judeus do Cristianismo'), a ser transmitida por uma rede de TV israelense.
Nascido em Israel e criado no Canadá, Jacobovici é autor de diversos filmes e programas de TV em que explora assuntos relacionados à arqueologia e à história, como a série The Naked Archaeologist, transmitida pelo canal History Channel.
Polêmicas
Alguns documentários de Jacobovici sofreram críticas por sua suposta falta de apuro científico. Um deles foi The Lost Tomb of Jesus ('A Tumba Perdida de Jesus'), que afirma que a família de Jesus estaria enterrada em uma tumba próxima à cidade antiga de Jerusalém.
A Autoridade de Antiguidades de Israel, órgão que supervisionou as escavações em 1990, afirma que pregos são frequentemente encontrados em tumbas na região.
A entidade diz, segundo a agência Reuters, que o filme de Jacobovici é 'interessante', mas a sua interpretação sobre os pregos é 'fantasiosa'. O órgão afirma ainda que 'Caifás' era um nome comum à época, e que não há provas de que os ossuários contêm os restos do sacerdote.
O documentarista, citado pela agência Xinhua, contesta a Autoridade e diz que o nome era incomum, o que faz com que as caixas de ossos sejam de fato do religioso que entregou Cristo a Pilates.
Já Zvi Greenhut, da Autoridade de Antiguidades de Israel, que foi responsável pela escavação em Armon Hanatziv, negou, em entrevista à rede CNN, que os pregos que estão na Universidade de Tel Aviv sejam os mesmo que ele desenterrou.
Greenhut disse ainda que considera as teses de Jacobovici 'imaginativas'.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Os objetos foram encontrados em 1990, durante uma escavação na região montanhosa de Armon Hanatziv, 6 quilômetros ao sul da cidade antiga de Jerusalém. A área agora possui um parque e prédios residenciais.
No local, estavam dois ossuários - caixas contendo restos mortais antigos -, ambos com a inscrição 'Caifás', nome do sumo sacerdote de Jerusalém durante o período de Cristo.
Segundo a Bíblia, foi ele quem entregou Jesus ao governador romano Pôncio Pilates, para ser depois condenado à morte por crucificação. Os pregos estavam dentro de um dos ossuários.
Outros objetos foram encontrados dentro das caixas, como moedas, uma garrafa de perfume e um lampião. Os artigos foram levados a um laboratório na Universidade de Tel Aviv, onde passaram por estudos e ficaram guardados por cerca de 15 anos.
Para o documentarista Simcha Jacobovici, as autoridades israelenses não deram a importância devida aos pregos, que, segundo ele, teriam sido usados na crucificação e, anos depois, enterrados junto de Caifás por sua família.
O motivo disto, de acordo com o diretor, seria o fato do sacerdote ter mudado de ideia sobre Cristo após a cruficicação. Enterrar Caifás com os pregos seria uma maneira de dar-lhe proteção divina na vida após a morte.
Jacobovici considera as evidências 'muito fortes', mas admite não ter 100% de certeza de que os pregos foram de fato utilizados para crucificar Cristo.
O assunto é tema de seu documentário Nails of the Cross ('Pregos da Cruz', em inglês), primeira parte de uma série chamada Jewish Secrets of Christianity ('Segredos Judeus do Cristianismo'), a ser transmitida por uma rede de TV israelense.
Nascido em Israel e criado no Canadá, Jacobovici é autor de diversos filmes e programas de TV em que explora assuntos relacionados à arqueologia e à história, como a série The Naked Archaeologist, transmitida pelo canal History Channel.
Polêmicas
Alguns documentários de Jacobovici sofreram críticas por sua suposta falta de apuro científico. Um deles foi The Lost Tomb of Jesus ('A Tumba Perdida de Jesus'), que afirma que a família de Jesus estaria enterrada em uma tumba próxima à cidade antiga de Jerusalém.
A Autoridade de Antiguidades de Israel, órgão que supervisionou as escavações em 1990, afirma que pregos são frequentemente encontrados em tumbas na região.
A entidade diz, segundo a agência Reuters, que o filme de Jacobovici é 'interessante', mas a sua interpretação sobre os pregos é 'fantasiosa'. O órgão afirma ainda que 'Caifás' era um nome comum à época, e que não há provas de que os ossuários contêm os restos do sacerdote.
O documentarista, citado pela agência Xinhua, contesta a Autoridade e diz que o nome era incomum, o que faz com que as caixas de ossos sejam de fato do religioso que entregou Cristo a Pilates.
Já Zvi Greenhut, da Autoridade de Antiguidades de Israel, que foi responsável pela escavação em Armon Hanatziv, negou, em entrevista à rede CNN, que os pregos que estão na Universidade de Tel Aviv sejam os mesmo que ele desenterrou.
Greenhut disse ainda que considera as teses de Jacobovici 'imaginativas'.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Assinar:
Postagens (Atom)