sexta-feira, janeiro 21, 2011

A sacudidura e os 300 de gideão


Jerubaal, que é Gideão, escolheu uma posição estratégica para enfrentar os midianitas. Juntamente com seu exército, acampou-se junto à fonte de Harode, garantindo suprimentos; dispôs-se numa colina, tendo os midianitas, amalequitas e filhos do oriente, num vale, ao norte, garantindo visão perfeita do exército inimigo.

Tomara todas as precauções humanamente possíveis, mas não entendia ainda como Deus agiria para que pudesse derrotar o poderoso exército que contemplava. Veio então a advertência de Deus: o exército que tinha ainda era numeroso demais para que Deus lhe desse a vitória, pois que não reconheceriam o poder que os abençoava. Quantas vezes não vemos como transpor um obstáculo e o transpomos, para, imediatamente após, acharmos que fomos fortes, corajosos, inteligentes e dignos de transpô-lo!

Por isso, Deus ordena a Gideão que apregoe os perigos da jornada, para que os medrosos e tímidos se recolham às suas casas. 22.000 homens não conseguiam ver como venceriam, nem confiavam que o poder do Deus dos Exércitos estava com eles. Esta é a primeira classe dos que, uma vez tendo professado a mensagem, dela se afastam. Assustados, ouvem qualquer mensagem de desencorajamento. Por outro lado, eis a primeira virtude do herói de Deus: confiança nas promessas e no poder de Deus!

Entre os homens que restaram, havia ainda alguns que seguiam o grupo, mas que não faziam parte do grupo. Estavam ali, uns por orgulho próprio; outros por causa de amigos e parentes; e outros colocados pelo próprio inimigo. Mas Deus conhece os seus!
Veio então outra ordem a Gideão: “Desce-os às águas”, à fonte de Harode. Ali Deus daria a conhecer quais eram os seus. Dois grupos se formaram: os que se aproximaram da fonte e, com suas próprias mãos, apararam as águas que saíam diretamente da fonte; e os que preferiram a água já entornada.

Que águas são essas capazes de fazer a divisão entre os dois grandes grupos em que se dividirão os que professam a fé em Cristo? Vejamos alguns trecho da pena inspirada:
Enchei o coração todo com as palavras de Deus. São elas a água viva, a mitigar vossa sede ardente. Caminho a Cristo, p. 88.

A mente deve exercitar-se nas solenes verdades da Palavra de Deus, ou definhará. Temos a verdade exposta em publicações, mas não basta basear-se no pensamento de outros. Precisamos examinar por nós mesmos e aprender as razões de nossa fé, comparando texto com texto. Tomai a Bíblia e de joelhos suplicai de Deus iluminação para vossa mente. Se estudássemos a Bíblia cada dia diligentemente e com oração, veríamos diariamente alguma bela verdade em nova luz, clara e penetrante. Conselhos sobre a Escola Sabatina, p. 23.

Os homens deixam de lado as claras afirmações da Bíblia para seguirem seu próprio juízo pervertido. Orgulhando-se de seus dotes intelectuais, passam por alto a simplicidade da verdade; desprezam o manancial de águas vivas para beber das venenosas correntes do erro. Conselhos sobre a Escola Sabatina, p. 24.

Há ainda muita verdade preciosa a ser revelada ao povo neste tempo de trevas e perigo, mas é o determinado propósito de Satanás impedir que a luz da verdade brilhe no coração dos homens. Se queremos possuir a luz que nos foi provida, devemos mostrar que a desejamos por meio de diligente estudo da Palavra. Preciosas verdades, que há muito têm estado em obscuridade, hão de ser reveladas numa luz que lhes manifestará o sagrado valor; pois Deus glorificará Sua Palavra, fazendo-a aparecer numa luz em que nunca dantes a contemplamos. Conselhos sobre a Escola Sabatina, p. 25.

Da Palavra de Deus há de brilhar preciosa luz, e ninguém apague o Espírito, presumindo prescrever o que será ou o que não será apresentado ao povo nas mensagens que Ele há de enviar. Qualquer que seja sua posição de autoridade, ninguém tem direito de impedir que o povo receba a luz. Quando uma mensagem vem ao povo, em nome do Senhor, ninguém pode desculpar-se de não lhe pesquisar as declarações. Ninguém pode permanecer em atitude de indiferença e confiança própria, dizendo: "Sei o que é a verdade. Estou satisfeito com minha situação. Firmei minhas estacas e, venha o que vier, não deixarei minha posição. Não ouvirei a mensagem desse mensageiro, pois sei que não pode ser verdadeira." Por terem seguido esse caminho é que as igrejas populares não foram alcançadas pelas mensagens celestiais, sendo deixadas em escuridão parcial.  Conselhos sobre a Escola Sabatina, p. 28.  

Durante anos tem-nos soado a voz divina: "Despertai, despertai, despertai!" Estudai cada ponto da verdade, para que saibais por vós mesmos qual a diferença entre a verdade e o erro. Examinem os estudantes por si mesmos, a fim de conhecer as coisas profundas de Deus. Conselhos sobre a Escola Sabatina, p. 37

Eis aqui, meus irmãos, o critério que, concluo, Deus usará para revelar seus heróis. Estaremos entre aqueles que, como os heróis pioneiros em sua época, buscam diretamente nas escrituras e no espírito de profecia a verdade que Deus tem a revelar, e assim nos uniremos à mensagem do anjo de Apocalise 18,  ou nos acostumaremos e nos satisfaremos com o que nos foi dado até o momento, virado e revirado pelos doutores em Teologia?

Este é o tempo de voltar-nos ao estudo da palavra, colocarmos-nos em pé junto à fonte, apararmos a água com nossas próprias mãos e saboreá-la. Ao ajoelharmos-nos junto à água já derramada, muitas vezes  misturada ao pó, contaminada por doutrinas de homens, deixamos de obter as forças necessárias para enfrentar o combate que jaz à porta.

O termo Harode provém de uma raiz hebraica que significa “fazer tremer”, sejam pessoas ou montanhas. Por isso creio que o relato sobre os 300 de Gideão esteja ligado e seja símbolo da já anunciada “sacudidura”, em que Deus revelará os seus e colocará à margem os comodistas, que evitam encarar as verdades bíblicas para os últimos dias. Sobre esses Deus não colocará o seu selo. É hora de acordar!

Que Deus nos ilumine e nos ajude a aceitar o conselho do apóstolo Paulo: “Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem.” (I Tessalonicences 5:19-21)
Jorselins Barbosa

Nenhum comentário:

oi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lição da Escola Sabatina

Adquira a Revista Principios

Cd Geração Esperança

Baixe agora

Dowload-ColetÂnea para Mães

Revista Ação JOvem-2° trimestre 2010