quinta-feira, setembro 30, 2010

Posicionamento do Pr. Paschoal Piragine sobre as eleições 2010

Devemos analisar bem as eleiçoes daqui para frente.Observar em quem vamos votar, pessoas que serão autoridades aqui na terra, mas estas devem ser escolhidas por Deus. Analisem todas as propostas e observe se vai contra o principio de Deus...

domingo, setembro 26, 2010

Suco de uva pode reduzir perda de memória


Uma pesquisa realizada na Universidade de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos, concluiu que pessoas que tomam suco natural de uva têm melhor memória do que as que evitam consumir o produto em seu dia a dia. Os cientistas, que submeteram 12 pessoas ao consumo de suco de uva por 12 semanas, acreditam que os antioxidantes são os principais responsáveis pela notável melhora no grupo submetido à experiência. As enzimas, minerais e vitaminas que podem melhorar a memória podem ser encontradas em grande escala na casca da fruta ou em seu composto. A pesquisa foi liderada pelo médico Robert Krikorian, que apresentou as conclusões durante a conferência International Polyphenols and Health, realizada em Yorkshire, na Inglaterra.


"Enquanto não se notou nenhuma diferença significativa no grupo que não foi submetido ao tratamento, aqueles que tomaram suco de uva natural demostraram uma relevante melhora no aprendizado", disse Krikorian.

Segundo os pesquisadores, o levantamento baseado no consumo da substância sugere um progresso a curto prazo na memória de retenção e espacial, além de um avanço na memória não-verbal.

Krikorian afirma que o suco pode beneficiar, principalmente, idosos, ajudando-os a preservar as funções congnitivas e reverter o quadro de perda de memória, comum na idade avançada.

Um estudo americano realizado em 2006 pela Universidade Vanderbilt indicou que beber sucos de frutas e vegetais pode diminuir os riscos do desenvolvimento do mal de Alzheimer.

Segundo a pesquisa, as chances de adquirir a doença são 76% menores em pacientes que tomam sucos naturais pelo menos três vezes por semana.



Jogo Biblico: puzzle biblical

Meus caros amigos estamos disponibilizando este joguinho simples e que a maioria das crianças  e jovens gostam de brincar.

Divirtam-se!!!

Monte o quebra cabeça




Crescem os casos de depressão pós-avatar

Assistir Avatar tem deixado muita gente feliz. O problema é lidar com a realidade depois. No site Avatar Forum, um dos maiores sobre o filme, é cada vez maior o número de fãs se queixando de Depressão pós-Avatar. Segundo o administrador do fórum, Philippe Baghdassarian, um tópico chamado “Maneiras de lidar com a depressão pelo sonho de Pandora ser intangível” recebeu mais de mil posts, o que o obrigou a abrir um segundo espaço para o mesmo assunto. Usuários obcecados relatam que gastam horas pesquisando sobre o filme e que já o assistiram várias vezes. E lamentam não poder visitar ou morar no planeta Pandora, já que ele parece tão melhor do que a Terra. Além disso, muitos criticam a raça humana.


E alguns posts chegam a ser bastante preocupantes. Baghdassarian cita como exemplo o de um rapaz chamado Mike.

“Desde que fui ver Avatar eu ando deprimido. Ver o maravilhoso mundo de Pandora e todos os Na’vi fez com que eu quisesse ser um deles. Não consigo parar de pensar em tudo que aconteceu no filme e todas as lágrimas que já derramei por isso. Eu até já cogitei suicídio, pensando que se eu fizer isso vou renascer em um mundo similar à Pandora e tudo vai ser igual ao que é em Avatar”, escreveu Mike.

Preocupados com mensagens desse tipo, outros usuários do fórum tem tentado animar os colegas. Como formas de combater a depressão pós-Avatar eles sugerem que eles comprem a trilha sonora e jogos de vídeo game sobre o filme, além de conversar com amigos sobre seus sentimentos.

(Vírgula)

Nota: Se alguém tinha dúvidas quanto ao poder de influência da mídia, aí está mais um (e poderoso) exemplo. As pessoas querem escapar da realidade e fugir para mundos de sonhos, não importando se virtuais ou reais. E não são só os avatarmaníacos. Há pessoas que não passam uma semana (ou até mesmo um dia) sem imergir em algum filme. Há outros(as) que aguardam ansiosos(as) o próximo capítulo da(s) navela(s) preferida(s). Outros ainda deixam tudo de lado para não perder a partida do "time do coração". E o que dizer das horas e horas gastas em jogos de vídeo games ou em trivialidades internéticas? Tentam preencher o vazio da alma com alimento desprovido de nutrientes, refinado nos estúdios daqueles que só pensam no dinheiro que vão arrecadar metendo a mão no bolso dos que são fisgados por suas produções viciantes. Essa depressão é sintomática. Mostra que - como escrevi noutro texto - as pessoas estão com saudades, e nem sabem do quê. Quem vai tirá-las desse torpor? Quem vai mostrar-lhes que há esperança de um mundo melhor e real? A seara é grande e precisa de ceifeiros não entorpecidos.

Fonte: Michelson Borges

Apocalipse: Nova Terra

Você tem o desejo de entrar na nova terra e reinar com Jesus por todos os séculos.
O que você tem feito para fazer com que este sonho se torne realidade em sua vida.
Será que é apenas um sonho?
Meu caro amigo Deus enxugará dos olhos todas as lágrimas...
Devemos nos preparar ainda hoje para assim desfrutarmos da nova jerusalém.
Então desfrute deste Slide e saiba se você realmente está prepararo para entrar na Santa cidade.



 

O ministério Jovem e a mensagem de Elias

Introdução:

"Eis que vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; ele converterá o coração dos filhos a seus pais; para que Eu não fira a terra com maldição" - Malaquias 4:5 e 6.

Como adventistas, conhecíamos muito bem a expressão "A Mensagem de Elias". Cresci ouvindo essa expressão. Os pioneiros desta mensagem pregavam-na, mas hoje em dia não a ouvimos muito. O que é a mensagem de Elias? Se você conhece os antecedentes e sua historia profética, compreenderá quão importante e fundamental é essa mensagem para a igreja.

Ênfase na mensagem:

Em primeiro lugar, "a mensagem de Elias" é uma mensagem profética. É a mensagem para um tempo específico. É a mensagem de advertência destinada a ser proclamada exatamente antes da vinda do Senhor, a mensagem de que Jesus está para voltar e juízos estão para cair. Destina-se a edificar e unir a igreja. Esta é a mensagem de esperança e de advertência que precisa ser apresentada. É o mesmo evangelho eterno de Apocalipse 14.

Em segundo lugar, é uma mensagem completa. Não é parcial. É integral. Restaurará as verdades de Deus. Doutrinas como o Sábado, o Santuário, o Batismo, a Expiação e o Juízo. Estes são temas que pertencem ao Evangelho Eterno. São mensagens que podemos pregar com confiança. Muitas outras coisas, entretanto, incluem-se na mensagem de Elias, além de "o sétimo dia é do Senhor teu Deus". Por exemplo, esta proclamação também a br ange a mensagem de saúde.

Você sabe: se aceitar a 'mensagem de Elias", simplesmente não poderá subtrair uma parte dela. Você precisa tomar esta mensagem e pregá-la em sua totalidade, ou então estará fazendo injustiça a verdade de Deus.

Em terceiro lugar, para ser uma mensagem completa e exercer seu legitimo efeito, ela deve também ser uma mensagem para os jovens. Exatamente aqui, nos próprios versículos de onde vem a expressão "A Mensagem de Elias", está escrito: "Ele converterá" [ou seja, Deus]. O Senhor, Ele mesmo, converterá o coração dos pais aos filhos a seus pais.

Impacto jovem:

Será uma mensagem centralizada nos jovens. Esta igreja encontra-se na linha profética do povo remanescente de Deus. É a esse grupo de remanescentes que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus que a mensagem diz respeito. Precisa ser tanto uma mensagem quanto uma missão. O recebimento dessa mensagem será o auge d Ministério Jovem. Uma igreja remanescente com uma "mensagem de Elias" deve ser uma igreja relevante para os jovens. O teste da genuinidade da igreja é que seu ministério junto aos jovens seja bem-sucedido. Existe uma base bíblica para o Ministério Jovem. A filosofia adventista desse ministério a br ange a salvação de nossa juventude e a aceitação, por parte da igreja, de sua responsabilidade para com os jovens. Uma coisa é perceber que temos jovens. Outra coisa é aceitar a responsabilidade por eles e dar-lhes uma mensagem de esperança que lhes leve paz à alma. A igreja tem a responsabilidade de apelar aos seus jovens à luz da eminência da vinda de Deus. Nossa juventude precisa ser desafiada hoje com uma mensagem que lhe seja relevante, que lhe supra as necessidades. Precisam ver essa mensagem vivida pela igreja e seus mem br os. Precisam ser levados, por preceito e exemplo, a adotar um estilo de vida que lhes permita apreciar a presença de Deus neste planeta, a fim de que esse apreço e comunhão possam Ter prosseguimento nas cortes celestiais. É essa a mensagem e a missão da igreja aos jovens.

Ministério distinto:

Preocupo-me, como Diretor dos Jovens da Associação Geral, como pastor e como pai, com o fato de que muitos não compreendem a natureza singular da 'Mensagem de Elias para os jovens". Muitos líderes da juventude, hoje, saem e observam os costumes e práticas do mundo em seu Ministério Jovem nas igrejas populares e na comunidade. Ficam bebericando das cisternas rotas do mundo e consideram isso como sendo Ministério Jovem Adventista. Nada pode estar mais distante da verdade. Assim como temos uma mensagem doutrinária distinta, temos um Ministério Jovem distinto. Precisamos ser muito diferentes.

Temos uma mensagem e um movimento ordenados por Deus para salvar os Seus jovens. Essa é justamente a razão pela qual devemos examinar nosso Ministério Jovem Adventista. Não tenho nenhum desejo de apresentar minha filosofia, meus desafios e meus programas. Estou mais interessado em apresentar nosso alicerce bíblico para o Ministério Jovem. Você pode adquirir um manual no escritório da Associação e ler acerca da mecânica da o br a entre os jovens, mas para compreender esse ministério precisamos falar acerca de coisas espirituais de valor eterno.

Conclusão – Salvação:

A Mensagem de Elias deve estar incluída no Ministério Jovem. O teste da genuinidade deste ministério é a sua eficácia. Contamos com uma base bíblica e histórica para o nosso trabalho.

O Ministério Jovem Adventista não é um programa de entretenimento, uma grande creche que cuida de crianças ou outro clube de serviços comunitários. O Ministério Jovem Adventista é ordenado por Deus para Lhe salvar a juventude. É o veículo que deve transportar nossos jovens em segurança, desta terra para o céu, a fim de que não se percam pelo caminho. Todos os programas e atividades devem estimular e captar-lhes a atenção. Seu interesse e participação precisam aprofundar esse relacionamento com Deus e focalizar a atenção no rumo e no alvo do adventismo. O Ministério Jovem, em sua totalidade, foi designado por Deus com um único propósito - salvar nossa juventude. Os programas e atividades que oferecemos devem estimular-lhes o interesse, para que não se sintam entediados ao longo do caminho ou sejam levados a sucumbir diante das tentações e dos prazeres do mundo.

Concentrar-se na mecânica dos programas ou fazer das atividades o veiculo, descarrila nosso ministério e resulta na apostasia e perda de muitos de nossos jovens. O verdadeiro Ministério Jovem Adventista não perderá de vista o seu alvo. Sim, ele oferecerá recreação e alegria, atividade e envolvimento aos jovens, mas seu enfoque básico será a espiritualidade e o serviço, de molde a que a juventude mantenha seu compromisso e interesse. A filosofia adventista do Ministério Jovem deve centralizar-se na salvação de nossa juventude. É esse o nosso alvo e desafio.

Fonte: www.paulistana.org.br




segunda-feira, setembro 20, 2010

Bandeira JA e seu significado





Branco - Pureza de vida na conduta, linguagem e relacionamento com os outros, refletindo os ideais do Salvador para com seus filhos. "Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, toma-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza" (I. Tim. 4:12)


Vermelho - A redenção através da vida de Cristo entregue em nosso favor na cruz do Calvário.


Amarelo ouro - Excelência espiritual do caráter derivada do viver de Cristo na pessoa. " Mas ele sabe o meu caminho; se ele me provasse, sairia eu como ouro" (jô 23:10)
Azul - A firme lealdade ao Senhor produz e demonstra o triunfo de uma vida escondida em Jesus. "Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento" (2.Cor.2:14) 

Mundo: A mensagem do advento a todo o mundo nesta geração permanece o alvo constante dos jovens adventistas. "E ser pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim." (Mat. 24:14)

Trombetas/Anjos: A tríplice mensagem angélica anunciadas ao mundo pelos jovens. "Vi outro anjo ... dizendo ... Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; ... Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia ... Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta ... e recebe a sua marca ... também esse beberá do vinho da cólera de Deus..." (Apoc. 14:6-10).

Cruz: O sacrifício e amor pela humanidade é simbolizado na cruz de Jesus. "Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé em Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado á destra do trono de Deus." (Heb. 12:2).

JA: Jovens Adventistas, derivando sua espiritualidade de Jesus, partilhando sua fé no companheirismo com outros. "Com tal exército de obreiros como o que poderia fornecer a nossa juventude devidamente preparada, quão depressa a mensagem de um Salvador crucificado, ressuscitado e prestes a vir poderia ser levada ao mundo todo!" (Mensagens aos Jovens, pg. 196).

sábado, setembro 18, 2010

21 bons motivos para ser mais um vegetariano

21 bons motivos para se tornar mais um vegetariano

Dr. Vernon Coleman 

O vegetarianismo é a tendência que mais cresce no mundo desenvolvido. Eis 21 motivos porque você deve pensar em virar vegetariano também:
1- Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras. A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta suas chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver câncer.
2- A cada minuto todos os dias da semana, milhares de animais são assassinados em abatedouros. Muitos sangram vivos até morrer. Dor e sofrimento são comuns. Só nos EUA, 500.000 (meio milhão)  de animais são mortos a cada hora!
3- Há milhões de casos de envenenamento por comida relatados a cada ano. A vasta maioria é causada pela ingestão de carne.
4- A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter  perfeitamente de uma dieta vegetariana.  
5- Os países africanos - onde milhões morrem de fome - exportam grãos para o primeiro mundo para engordar animais que vão parar na mesa de jantar das nações ricas.
6- "Carne" pode incluir rabo, cabeça, pés, reto e a coluna vertebral de um animal.
7- Uma salsicha pode conter pedaços de intestino. Como alguém pode estar certo que os intestinos estavam vazios quando utilizados? Você realmente quer comer o conteúdo do intestino de um porco?  
8- Se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!
9- Todos os dias dezenas de milhões de pintinhos de apenas 1 dia de vida são mortos apenas por que não podem botar ovos. Não há regras para determinar como ocorre a matança. Alguns são moídos vivos ou sufocados até a morte. Muitos são utilizados como fertilizantes ou como ração para alimentar outros animais.
10- Os animais que morrem para a sua mesa de jantar morrem sozinhos, em pânico e terror, em profunda depressão e em meio a grande dor. A matança é impiedosa e desumana.
11- É muito mais fácil ser e manter-se elegante quando se é vegetariano.
12- Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado para fazer hambúrguer. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.
13- Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte - assim os ricos do mundo podem comer carne. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.
14- As reservas de água fresca do mundo estão sendo contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, algumas gramas de hambúrguer custariam US$ 35.
15- Se você come carne, está consumindo hormônios que foram administrados aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estes hormônios causam à saúde. Em alguns testes, um em cada 4 hambúrgueres contém hormônios de crescimento originalmente administrados ao gado.
16- As seguintes doenças são comuns em comedores de  carne: anemias, apendicite, artrite, câncer de mama, câncer de cólon,  câncer de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes. Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros  e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e câncer .
17- Alguns produtores usam calmantes para manter os animais calmos. Usam antibióticos para evitar ou combater infecções. Quando você come carne, está ingerindo estas drogas. Na América do Norte 55% de todos os antibióticos são dados a animais de corte, e a porcentagem de infecções por bactérias resistentes a penicilina avançou de 13% em 1960 para 91% em 1998.
18- Num período de vida um comedor de carne médio terá consumido 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas e perus. Você deseja tanta carnificina em sua consciência!?
19- Os animais sofrem dor e medo como nós. Passam as últimas horas de sua vida trancados em um caminhão, encerrados com centenas de outros animais, igualmente apavorados, e depois são empurrados para um corredor da morte ensopado de sangue. Quem come carne sustenta o modo como os animais são tratados.
20- Animais com um ano de vida são freqüentemente muito mais racionais - e capazes de pensamento lógico  do que bebês humanos de 6 semanas. Porcos e ovelhas são muito mais inteligentes do que criancinhas. Comer esses animais é um ato bárbaro.
21- Vegetarianos são mais aptos fisicamente do que comedores de carne. Muitos dos mais bem-sucedidos atletas do mundo são vegetarianos.

domingo, setembro 12, 2010

Breve Historia da Igreja Adventista do sétimo dia

Estamos disponibilizando um power point para aqueles  irmãos que ainda não conhecem a história da nossa  igreja.
Em 1884, Borchardt foge para Alemanha.Nocaminho(Inglaterra),encontra missionários adventistas.Fornece-lhe o endereço do Padrasto,Carlos Dreefke...


Fonte: Michelson Borges



Novo estudo sobre Colossenses 2:16 prova que Paulo não era contra o sábado


Um novo estudo sobre Colossenses 2:16 demonstrou que o ensino adventista sobre o texto é o baseado na Bíblia.
Se você lê inglês (estou fazendo um curso para aprender o idioma, pois, faz muita falta), recomendo que adquira o livro Judging the Sabbath: Discovering What Can’t Be Found in Colossians 2:16 (“Julgando o Sábado: Descobrindo o que não pode ser encontrado em Colossenses 2:16”). O material é da autoria do Dr. Ron Du Preez e pode ser adquirido no site http://www.andrews.edu/universitypress/catalog.cgi?key=195
O resultado da pesquisa foi mencionado pelo Dr. Alberto R. Timm, reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia em seu livro O Sábado na Bíblia, p. p. 71 e 72. O livro é o mais novo lançamento sobre a doutrina do sábado e pode ser adquirido com a editora Casa Publicadora Brasileira pelo telefone 0800-979 0606 ou pelo site www.cpb.com.br
A seguir, um trecho do livro do Dr. Timm que mostra o estudo realizado por Preez. Espero que goste e sirva de estudo para aqueles que teimam em utilizar de forma indevida Colossenses 2:16 na tentativa de invalidar a Lei eterna (Salmo 119:152) de Deus:
“A maioria dos intérpretes vê a expressão ‘dia de festa, ou lua nova, ou sábados’ como uma progressão anual/mensal/semanal. Identificando o termo ‘sábados’ (grego sabbáton) com o sábado do sétimo dia, tais intérpretes sugerem que, com a morte de Cristo na cruz, a observância do sábado perdeu seu significado. Lógica como possa parecer, essa teoria é inaceitável…
“Um dos motivos é o significado da própria expressão ‘dia de festa, ou lua nova, ou sábados’, à luz do Antigo Testamento. Comentaristas sugerem nove diferentes passagens (ver Nm 28-29; 1Cr 23:29-31; 2Cr 2:4; 8:12, 13; Ne 10:33; Ez 45:13-17; 46:1-15; Os 2:11) como possíveis antecedentes à referida expressão. Mas um estudo exegético, lingüístico, estrutural, sintático e intertextual de Colossenses 2:16 com esses textos, desenvolvidos por Ron Du Preez, constatou que o verdadeiro antecedente dessa expressão está em Oséias 2:11, que diz: ‘Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades’. Enquanto os dias de ‘festa’ (hebraico hag; grego heorte) dizem respeito às ‘três festas de peregrinação da Páscoa, do Pentecostes e dos Tabernáculos, os ‘sábados’ (hebraico sabbat; grego sábbata) se referem às três celebrações adicionais das Trombetas, da Expiação e dos Anos Sabáticos… Em segundo lugar… Somente os ‘sábados’ cerimoniais judaicos, instituídos no Sinai (ver Lv 23), podem ser qualificados como ‘ordenanças’ e ‘sombras’ (Cl 2:17). O ‘sábado’ do sétimo dia, instituído na semana da criação (ver Gn 2:2, 3), é de natureza moral e não pode ser qualificado como mera ‘sombra das coisas que haviam de vir’ [os oponentes precisam entender que o sábado semanal, por ser um memorial de um evento passado – a criação – não pode ser uma “sombra de Cristo”. Ler Êxodo 20:8-11]. Assim, de acordo com Ron Du Preez, “o ‘sábado’ de Colossenses 2:16 deve ser necessariamente entendido como se referindo aos sábados cerimoniais da antiga religião hebraica, e não ao sábado do sétimo dia entesourado explicitamente no Decálogo””.
Espero que esse estudo ajude-o (a) a reforçar sua fé e que ao mesmo tempo cale os críticos que teimam em tirar Colossenses 2:16 de seu contexto. Lembrem-se os oponentes que o texto está no contexto de heresias ensinadas em Colossos (v.v 18, 21 e 23) e que os sábados morais e cerimoniais nunca foram heresias. Do contrário, o próprio Deus que os estabeleceu seria um herege.
Podemos concluir que em Colossenses 2:16, segundo o estudo citado, Paulo está indo contra a observância de três festas (Trombetas, Expiação e Ano Sabático) no contexto da heresia de Colossos. Como judeu, ele não poderia ser contra o sábado bíblico, guardado por ele em um território pagão (Atos 16:13) – provando assim que ele não observava o mandamento “para agradar judeus”.
Como é bom termos acesso à informação bíblica de confiança!

Fonte: Leandro Quadros-Na mira da verdade
http://novotempo.com/namiradaverdade

Gênesis: É um relato literal?

Gostaria que vocês comentassem sobre o texto de Reinaldo José Lopes, publicado no site Globo.com, no dia 16 de maio de 2009. – L.


1. Jesus confirmou a historicidade do Gênesis ao citá-lo como sendo um livro literal. E jamais entendeu que houvesse “dois relatos da criação”. Ao dizer que o ser humano foi criado, nem passou pela mente do Salvador a ideia absurda de que pudessem existir contradições na Bíblia. Veja o texto a seguir: “Então, respondeu Ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:4-6).

Duvido que Lopes saiba mais sobre a Bíblia – e a cultura hebraica – do que o próprio Jesus Cristo...

2. Pedro também reconheceu a literalidade do Gênesis ao fazer menção ao Dilúvio: “...os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água” (1 Pedro 3:20).

3. Paulo – homem de grande cultura acadêmica para os dias dele – também acreditava que o Gênesis era literal ao mencionar Adão e citar Gênesis 2:7: “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante” (1 Coríntios 15:45).

4. Gênesis faz parte do Pentateuco – coleção de cinco livros históricos. Ambos apresentam narrativas de fatos que realmente aconteceram e jamais o autor (Moisés) quis dar ao que escreveu qualquer tom de “poesia” associada a “simbolismo”.

5. O fato de o Criador ser mencionado como “Deus” no capítulo 1 e “Senhor Deus” no capítulo 2 não apresenta problema algum na mente de quem estuda a Bíblia com sinceridade. Por que Deus não poderia ser chamado de maneira diferente, sendo que Ele possui vários nomes na Bíblia que descrevem o caráter dEle? Argumento muito simplista o do autor do artigo!

6. O verso 4 do capítulo 2 é a conclusão do relato do capítulo 1! Será que Reinaldo José Lopes não sabe que a divisão da Bíblia em capítulos e versículos veio posteriormente e que o fato de uma frase estar noutro capítulo não indica necessariamente o começo de um novo relato?

7. Segundo o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, “de maneira alguma se pode considerar que o capítulo 2 seja outra versão do relato da Criação, do capítulo precedente. Seu propósito é colocar Adão e Eva em seu lugar no jardim do Éden, e isso é feito para proporcionar [ao leitor] informação adicional”. É por isso que não há no capítulo 1 a informação de que a mulher foi feita da costela de Adão.

8. A respeito do verso 5 – pelo qual o autor do artigo julga apresentar uma “prova” de que o relato é contraditório – afirma o comentário supracitado: “Os versos 4-6 antecipam a criação do homem descrita no verso 7, ao detalhar brevemente a aparência da superfície da terra, particularmente com respeito à vegetação, pouco antes de o ser humano ter sido formado no sexto dia da semana da criação.” O articulista deveria usar comentários bíblicos fiéis no estudo da Bíblia para não escrever coisas que não têm apoio algum com base nas regras da hermenêutica.

9. O uso do verbo plural “façamos”, em Gênesis 1:26, não é um diálogo entre Deus e Seus “conselheiros angélicos” porque os anjos não têm a prerrogativa de serem criadores (cf. Hebreus 1:14). A Bíblia apresenta a Deus como único Criador (Malaquias 2:10). O verbo no plural nos ajuda a entender o porquê de o nome Deus no primeiro versículo ser usado em forma plural (Elohim): a Trindade estava envolvida na Criação – ver João 1:1-3, Jó 33:4 e Salmo 104:30 (o tal “plural majestático”, sim, é uma lenda! Se Lopes prefere acreditar nisso...).

10. A declaração a seguir do articulista também é de pasmar: “O mandamento de guardar o sábado, na maioria dos textos bíblicos, como em Deuteronômio 5, 12-15, não usa a Criação como justificativa, o que parece indicar que a ideia foi introduzida de forma tardia na cultura israelita.”

Isso não tem cabimento. Antes de a Lei ser dada no Sinai, o povo já sabia que o sábado deveria ser celebrado como memorial da Criação. Basta ler o episódio do maná em Êxodo 16. Em Deuteronômio 5:12-15, Deus apresenta apenas uma razão adicional para eles observarem o sétimo dia: por terem sido escravos no Egito, deveriam descansar e dar descanso a qualquer pessoa que estivesse sobre a jurisdição deles.

Em Deuteronômio 5:12-15, há também uma aplicação teológica vital para os cristãos de hoje: assim como o povo Israelita observou o sábado também por ter sido liberto da escravidão do Egito, hoje devemos celebrar o sábado também por Deus nos ter libertado da escravidão do pecado por meio de Jesus Cristo (João 8:36).

11. Portanto, a frase “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come” se aplica a Lopes, pois ele tem duas opções: aceitar o que Deus ensina sobre a Criação dEle ou ficar ao lado de Charles Darwin.

E, para finalizar: todo criacionista esclarecido jamais nega a importância da ciência e da explicação evolucionista a respeito da microevolução. O que não aceitamos – assim como os Pais da Ciência e muitos cientistas atuais – é a macroevolução, que jamais foi vista em laboratório...

(Leandro Quadros, jornalista e consultor bíblico da Novo Tempo)

Camisas J.A's prontas

2011. Ano de AcampJA na Associação Maranhense e a oportunidade de garantir o padrão na sua sociedade, assim como os pontos no acampamento, é agora!

As camisas oficiais J.A. da Associação Maranhense já estão prontas e lançamos um ótima promoção.

Compre sua camisa JA a preço de atacado!

Encomende suas camisas J.A. com a secretária do Departamento Jovem da Associação (JOSI) e ganhe descontos de 10% sobre cada camiseta (ficam a R$ 18 reais cada).

Aproveite pois a promoção só terá validade até o dia 30 de novembro.

segunda-feira, setembro 06, 2010

Quebrando o Silêncio


Violência. Dor. Sofrimento. Infelizmente, esta é a realidade de muitos sul-americanos. Consciente do seu papel social, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, através do departamento dos Ministérios da Mulher realiza, há 8 anos, a campanha “Quebrando o Silêncio”. É uma iniciativa que oferece informações e soluções para quem é vítima e, procura também, dar oportunidades de resgate para quem é agressor. A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas tem o seu ápice no 4º. sábado de agosto, que é destacado como o “Dia de Ênfase Contra o Abuso e a Violência”.
“Quebrando o Silêncio” já abordou a violência que é cometida contra as mulheres, as crianças e, mais recentemente, contra os idosos.
Dentre as iniciativas para levar a cabo a campanha, está a preparação de uma série de materiais de apoio. Dentre eles, de de 2002 até 2009, destacamos a elaboração de 800 mil revistas “Quebrando o Silêncio”, 400 mil revistas para o público infantil, além de folhetos, panfletos e folders que totalizaram quase 4 milhões e 700 mil unidades.
Fora este material impresso centenas de programações são realizadas como palestras, passeatas, visitas a autoridades públicas, grandes concentrações em estádios e outros eventos que são frutos da criatividade dos organizadores.
Inúmeros órgãos públicos espalhados em diversas cidades sul-americanas têm dado seu apoio para a campanha. São Prefeituras, Câmaras Municipais, Conselhos Tutelares, Polícia Militar, Delegacias da Mulher, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho do Idoso, além de outros órgãos de proteção social.
É, sem dúvida, uma campanha que chega no momento certo. A sociedade vivencia estarrecida o que as estatísticas comprovam. Basta de silêncio, vamos dizer não à violência!
  
No dia 28 de Agosto tivemos uma linda passeata na cidade operária levandoe sperança as mulheres que sofrem em silêncio dentro do seu próprio lar.
Devemos dar um basta nisso!!!!!!!!

Quebrando o Silêncio 2010
Veja as fotos:

Igreja Nova Esperança


      
Lute contra esta causa
 
QUEBRANDO O SILÊNCIO
Acabe agora com isso!!!
Passeata na Cidade Operária
Violência Contra a mulher: Devemos dar um basta!!!
                                                                                               

oi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lição da Escola Sabatina

Adquira a Revista Principios

Cd Geração Esperança

Baixe agora

Dowload-ColetÂnea para Mães

Revista Ação JOvem-2° trimestre 2010